São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantu participa de debate e expõe charges no MIS

FERNANDA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

O chargista francês Plantu, 43, conseguiu uma proeza. Fez o líder palestino Iasser Arafat desenhar a bandeira do Estado de Israel.
"Isso foi em 1991, num momento em que era impossível para Arafat dizer: 'Eu reconheço o Estado de Israel' ", disse Plantu, anteontem à noite em debate no MIS.
Plantu, ou Jean Plantureux, é há 20 anos responsável pela charge que ilustra diariamente a primeira página do jornal "Le Monde".
No debate, promovido pela Folha, também estavam presentes o chargista Angeli, o escritor Décio Pignatari, professor de semiótica e comunicação da FAU-USP, e as editoras da Folha, Didiana Prata (Arte) e Andréa Fornes (Exterior e Ciência).
O Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, Jardins) exibe até dia 2 charges de Plantu, algumas delas sobre o Brasil do regime militar, publicadas no "Le Monde" na década de 70.
Plantu falou ainda sobre a evolução de suas charges sobre a ex-Iugoslávia. "No começo, eu não entendia bem o que estava acontecendo e desenhava sérvios e croatas parecidos, brigando de igual para igual", disse.
À medida que jornalistas foram ver o conflito de perto, os personagens foram mudando. "Os sérvios ficaram então com cara de malvados e passei a desenhar mulheres e crianças para representar os croatas ou bósnios."
Segundo Angeli, o chargista brasileiro ainda está na fase de "vingança contra a censura" e por isso raramente desenha personagens da política internacional.
Angeli disse também que os temas da política brasileira são gritantes demais para serem ignorados e que com isso o chargista está sempre olhando para seu umbigo.
Plantu respondeu com um desenho: um chargista olhando para o umbigo –que é um globo.

Texto Anterior: Prong destila seu veneno contra Helmet
Próximo Texto: Ajudar o próximo é contemplar Deus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.