São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostras simultâneas expõem 42 trabalhos do fotógrafo da Benetton

DA REDAÇÃO

Mostras simultâneas expõem 42trabalhos do fotógrafo da Benneton
Eventos: duas exposições de fotografias de Oliviero Toscani criadas para campanhas publicitárias da Benetton.
Locais: a partir de hoje na galeria Consolação (passagem subterrânea da r. da Consolação e na esq. da av. Paulista) e Fundação Armando Álvares Penteado (r. Alagoas, 903, Higienópolis)
Horários: a galeria Consolação está aberta diariamente das 6h às 24h; o evento na FAAP, de segunda a sábado, das 8h às 22h
Ingressos: entrada franca em ambos

Para comemorar as primeiras eleições nacionais multirraciais da África do Sul, a Benetton do Brasil organizou duas exposições fotográficas de Olivieri Toscani, o criador das polêmicas campanhas publicitárias da grife.
As mostras de 42 trabalhos de Toscani acontecerão na galeria Consolação e na Faap. As fotos são as mesmas nos dois eventos.
A polêmica é o motivo principal para o sucesso das campanhas publicitárias de Toscani. Foi dele a idéia de simular o beijo de um padre e uma freira, colocar um bebê branco com cara de anjo ao lado de um preto com chifres simulados no cabelo e exibir 58 orgãos genitais.
Duas das campanhas mais recentes também primaram pelo grau de polêmica que atingiram no mundo inteiro. Em uma, Toscani mostrou um homem com Aids –com as feições de Jesus Cristo– em seu leito de morte sendo consolado pelo pai, mãe e irmã. Em outra, o uniforme ensanguentado de um soldado morto na Bósnia. Nas duas, foi acusado de manipular a desgraça humana para sua auto-promoção.
Recentemente, Toscani pediu demissão da empresa por não concordar com o tratamento artístico que o editor Aldo Palmieri estava dando à revista "Colors", uma espécie de "house-organ" da empresa italiana. Luciano Benetton, dono da empresa, não se manifestou.
Além das exposições, no dia 29, o coral Corenvoz, dirigido pelo maestro Roberto Casimiro, apresentará canções da África do Sul na galeria Consolação, às 17h.

Texto Anterior: Massacre foi narrado em 'Os Sertões'
Próximo Texto: Três CDs da soprano Barbara Hendricks chegam ao Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.