São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Nos precisamos dos brancos'

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL

'Nós precisamos dos brancos'
O provável primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, deu ontem entrevista coletiva no hotel Carlton, em Johannesburgo. A seguir, os principais pontos:
Sobre seus sentimentos:
"Certos sentimentos não se podem expressar em palavras. O que sinto está além das palavras. Estou excitado. Compartilho dos sentimentos, das esperanças e dos sonhos de muitos sul-africanos por esta oportunidade."
"27 anos de cadeia são uma tragédia para qualquer pessoa. Mas foi também uma experiência. Há momentos em que somos capazes de tirar proveito de uma situação para uma melhor compreensão."
Sobre os brancos:
"Nós precisamos dos brancos para nos ajudar na reconstrução. Eles são parte desta transformação."
"São eles que têm experiência, conhecimento e um papel a cumprir no futuro. Este é o país dos negros, dos brancos, dos mestiços, dos asiáticos."
Sobre a violência dos negros:
"Estou muito preocupado com essa atitude negativa."
"Nossas forças de segurança têm uma imagem muito ruim junto à comunidade negra. É uma tarefa do governo de unidade nacional lidar com isso."
"A partir de agora a representação da comunidade negra na estrutura de comando vai criar uma força armada que representará toda a população."
Sobre a anistia:
"Os oponentes do apartheid que cometeram crimes políticos foram anistiados. É justo que também se anistie quem cometeu tais crimes em defesa do apartheid, desde que confessem os delitos que cometeram. Mas os criminosos de hoje não serão perdoados."
Sobre a expectativa dos negros:
"É verdade que nossa população negra tem grandes expectativas. É justificável porque os brancos ainda tem os privilégios. Temos advertido que pode levar um, dois, três, até cinco anos para que (nosso plano) produza efeito."
Nada será inteiramente implementado da noite para o dia. E nós acreditamos que nosso povo entende isso."(CR)

Texto Anterior: Do enviado especial
Próximo Texto: Mandela vive "um dia como nenhum outro"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.