São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GP em Imola teve início em 1980

DO ENVIADO ESPECIAL

O GP de San Marino nasceu em 1980 como GP da Itália. Naquele ano, pela primeira e única vez, Monza não sediou a etapa italiana de F-1. A prova aconteceu em Imola.
Em 1980, a Fisa (Federação Internacional de Automobilismo Esportivo, extinta) exigiu mudanças no traçado de Monza. Queria a construção de chicanes (variantes artificiais que diminuem a velocidade média do circuito) e novos boxes.
Houve um impasse. Para atender às exigências em tempo, seria necessário derrubar 8.000 árvores do Parque de Monza, onde fica a pista.
Os ecologistas locais esbravejaram. A solução foi mudar a corrida de lugar.
No ano seguinte, as obras estavam prontas. Monza voltou a sediar o GP da Itália, mas como a prova de Imola fora um sucesso a F-1 arranjou um jeito de colocá-la no calendário.
Pelo regulamento da categoria, não pode haver dois GPs do mesmo país. Por isso criou-se o artifício do GP de San Marino, uma minúscula república encravada na Itália.
O GP de San Marino, com esse nome, existe desde 1981.

Texto Anterior: Senna acha GP de Imola o 'marco zero'
Próximo Texto: Vôlei masculino se despede com treino tático para Liga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.