São Paulo, sábado, 30 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Jobim, há 'risco político'

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O relator do Congresso revisor, Nelson Jobim (PMDB-RS), disse ontem à Folha que seria um "risco político" convocar uma assembléia exclusivamente para reformar a Constituição.
A proposta, defendida pela Folha em editorial na última quinta-feira, foi "totalmente" apoiada ontem pelo líder do PT na Câmara, José Fortunati (RS).
"Se é para revisar a Constituição de forma séria, tranquila e sem levar em conta os interesses imediatos dos parlamentares, somente poderia ser através de uma assembléia exclusiva", disse.
Para Jobim, o funcionamento de uma assembléia distinta do Congresso provocaria um "conflito total" entre os três Poderes.
O relator considera que uma assembléia constituinte não poderia ser convocada exclusivamente para revisar a Carta. Segundo ele, a revisão é tarefa do poder originário, o Congresso Nacional.
Jobim chegou a analisar a possibilidade de fundir sua proposta de emenda que cria novos mecanismos de reforma com a sugestão do ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP), que defende uma assembléia constituinte exclusiva em 95, mas desistiu da idéia.
Além do 'risco político", o relator também acha que o país "não aguentaria mais" discutir novamente os temas.

Texto Anterior: Ricupero defende eleição com normas diferentes
Próximo Texto: Ex-PM é condenado por mortes no Pará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.