São Paulo, sábado, 30 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação-padrão da PF espanta sacoleiros PR

DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Operação-padrão da PF espanta sacoleiros em Foz do Iguaçu
A greve dos agentes da Polícia Federal em Foz do Iguaçu está provocando a diminuição de 80% no fluxo de sacoleiros.
Sacoleiros são os brasileiros que fazem compras no Paraguai para revender no Brasil.
Ontem, a operação-padrão dos agentes da Polícia Federal provocou filas de mais de cinco quilômetros no lado brasileiro da Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (Paraguai).
Segundo José Vanderlei Correia Simão, delegado sindical em Foz, o movimento de compristas diminuiu com a operação-padrão porque a fiscalização está rigorosa tanto na entrada como na saída do país.
Operação-padrão é uma estratégia usada pelos grevistas. Os policiais executam suas tarefas observando todos os passos definidos pelos regulamentos. Isoo atrasa embarque e desembarque de pessoas em portos e aeroportos assim como a liberação de pessoas que atravessam fronteiras por terra.
Exportadores
A greve dos agentes federais, que querem isonomia com os policiais civis do Distrito Federal, afetou também os exportadores brasileiros.
Segundo números da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, a venda de produtos brasileiros para os paraguaios caiu 70% após o início da greve.
Simão nega esses números. Segundo o delegado sindical, "está normal a entrada de paraguaios no país".
Receita
A situação na Ponte da Amizade poderá se agravar a partir da próxima semana. Nesta segunda-feira, funcionários da Receita Federal decidem se aderem ao movimento nacional, interrompendo as fiscalização na fronteira.
Até ontem estavam parados apenas os funcionários administrativos e burocráticos da Receita Federal em Foz do Iguaçu.

Texto Anterior: Canhim e Garisto debatem
Próximo Texto: Homem escapa de batida na Lapa atirando em pedestres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.