São Paulo, sábado, 30 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Melhor intérprete é o próprio compositor

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

Disco: Dorival
Intérpretes: Gal Costa, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Adriana Calcanhoto, Djavan, Tom Jobim, Elba Ramalho, Maria Bethânia, Danilo e Simone Caymmi, Gilberto Gil e Rita Lee
Produção: Regina Oreiro e Danilo Caymmi
Lançamento: Sony Music
Disco: Caymmi in Bahia
Conteúdo: Show de Caymmi realizado no Teatro Castro Alves em 30 de novembro de 1979
Produção: Hermínio Bello de Carvalho
Lançamento: Polygram
Quanto: 15 URVs (o CD, em média)

O aniversário de Caymmi deu origem a relativamente poucos lançamentos de discos.
Um álbum intitulado "Dorival" em homenagem a ele, a cargo de vários cantores, foi lançado ontem pela Sony Music. A Polygram aproveitou a ocasião para relançar em CD o fundamental "Caymmi in Bahia", gravado em 1979 no teatro Castro Alves de Salvador em novembro de 1979. O CD de Caymmi é melhor.
Caymmi já falou que o melhor cantor dele é ele próprio. "Componho pensando na minha voz e acho que sou eu que consigo traduzir minhas idéias", diz.
Caymmi foi um dos primeiros compositores brasileiros a gravar suas composições ao violão. Os cantores nunca tiveram muita vez perto das abordagens intensas e da voz de baixo cantante do compositor. No show de Salvador, ele faz um "songboook pocket", como melhor de sua produção. Vale ouvi-lo tecendo os acordes alterados que criam uma indeterminação harmônica que ainda confunde os especialistas (modal ou tonal?)
"Dorival" traz de tudo um pouco, mas mais pouco do que tudo. Daniela Mercury cantando "Oração da Mãe Menininha" é quase um massacre no Gantois. Vá lá que Caetano Veloso "bossa-novize" "João Valentão", porque sempre é compentente. Mas quem aguenta Elba Ramalho esganiçando em "O Dengo que a Nega Tem"' ou Adriana Calcanhoto com seus vocalises hesitantes em "Marina"? As duas transformam clássicos em espasmos.
(LAG)

Texto Anterior: Dorival Caymmi completa 80 anos hoje
Próximo Texto: Bahia mostra sua arte e cultura para londrinos a partir de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.