São Paulo, sábado, 30 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRA assume morte de ex-soldado na Irlanda

SÉRGIO MALBERGIER

IRA assume morte deex-soldado na Irlanda

O IRA (Exército Republicano Irlandês, que luta pelo fim do domínio britânico na Irlanda do Norte) assumiu ontem o assassinato do ex-soldado Eric Smith, 40, anteontem à noite em Armagh (sudoeste da Irlanda do Norte).
Foi o nono assassinato em oito dias relacionado à violência entre católicos separatistas e protestantes pró-união com Londres.
O aumento da violência surge durante impasse nas negociações de paz, lançadas em dezembro passado pelos governos britânico e da República da Irlanda.
O Sinn Fein, braço político do IRA, exige "esclarecimentos" para aceitar cessar-fogo permanente e aderir à negociação. Londres diz que não há nada a esclarecer.
A polícia da Irlanda do Norte disse ter encontrado ontem um corpo jogado numa estrada de Newry, a cerca 60 km de Belfast.
Anteontem, o católico Jim Brown foi morto a tiros em sua banca de jornais em Belfast. A Força Voluntária do Ulster, favorável à união com Londres, reivindicou o atentado.

Texto Anterior: Soldado das forças da ONU morre na Bósnia
Próximo Texto: Guerra de Angola está perto de acordo de paz; Balsa afunda no Quênia e mata pelo menos 44; ONU quer reforçar as tropas em Ruanda; Acidente derruba chefe da aviação de Taiwan; Combates matam mais de 400 no Iêmen
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.