São Paulo, sábado, 30 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARTIDOS DA ÁFRICA DO SUL

Congresso Nacional Africano
Liderado por Nelson Mandela, o CNA foi fundado em 1912 com o nome de Congresso Nacional Sul-Africano Nativo e é o mais antigo movimento africano de libertação. Defende o livre mercado, mas com intervenção estatal em setores considerados essenciais da economia.
Partido Nacional
O partido criou e institucionalizou o aprtheid e governa a África do Sul desde 1948. Comandando pelo presidente F.W. de Klerk, se apresenta agora como um partido não-racial com a experiência suficiente para levar o país para um futuro pós-apartheid.
Congresso Pan-Africanista
Formado em 1959 por uma facção do CNA. A polícia acusa sua ala guerrilheira de ataques raciais contra brancos. Liderado por Clarence Makwetu, quer a distribuição de terra para os negros e maior controle do Estado sobre a economia.
Partido Democrático
Formado em 1989 da fusão do Partido Federal Progressista, Partido Independente e Movimento Nacional Democrático. O PD se diz herdeiro do histórico de combate ao apartheid do PFP. Liderado por Zach de Beer, o grupo liberal de maioria branca defende os direitos individuais e o livre mercado.
Frente da Liberdade
Fundada pelo general Constand Viljoen, ex-chefe das Forças Armadas sul-africanas que rompeu com a posição da extrema direita de boicotar as eleições. A Frente defende um território autônomo para os brancos.
Partido da Liberdade Inkatha
Liderado pelo chefe zulu Mangosuthu Buthelezi, o Inkatha é o maior rival do CNA. Seu reduto é entre os zulus, a maior etnia da África do Sul. Defende o livre mercado e a federação.

Texto Anterior: Política e preconceito afastam eleitores das urnas
Próximo Texto: Bolsa de Valores bate recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.