São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula busca relação com as "baleias" asiáticas

\</FD:"VINHETA_CHAPÉU"\>

CLÓVIS ROSSI; JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

\</FD:"VINHETA-CHAPÉU"\>
Lula busca relação com as "baleias" asiáticas
Se é consenso entre os partidos a necessidade de integrar de forma paulatina os diversos blocos regionais, inclusive o Mercosul, até formar uma grande zona comercial de todos os países da América do Sul, as ênfases em relacionamentos bilaterais dividem as opiniões.
Enquanto o PT prega um relacionamento especial com países de dimensões continentais, as "baleias", como Índia e Rússia, o ex-presidente José Sarney promete criar "tigres brasileiros", com a implantação de uma série de plataformas de exportação em diferentes regiões do país.
Mercosul maior
Sem pôr números, Sarney queixa-se de que o Brasil se tornou periférico demais no mundo moderno e pretende, como Requião, PT, PPR e PSDB, concretizar a idéia de uma zona livre de comércio da América do Sul, lançada pelo presidente Itamar Franco durante a mais recente reunião do chamado Grupo do Rio, realizada em outubro em Santiago do Chile. "Com a formação de megablocos econômicos, vai sobrar apenas um grande espaço para integrar, que é justamente a América do Sul", justifica o ex-presidente Sarney.
O Mercosul também, a serem cumpridas as promessas de campanha, deixará de ser apenas um embrião de mercado comum entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Mas não exatamente na forma como está. Os diferentes candidatos pregam correções. Entre elas, como prefere o PPR e o PL, a adoção de políticas compensatórias para as áreas que não estejam sendo beneficiadas diretamente pelo esquema regional.
Baleias e tigres
À margem das coincidências, sobra espaço para uma formulação mais abrangente do programa do PT. Marco Aurélio Garcia supõe que as chamadas "baleias" –os países do Brasil, Índia, Rússia, por exemplo– não se ajustam facilmente ao esquema de blocos. Por isso, Garcia acha que o Brasil deve desenvolver relações especiais com esses megapaíses. O PT reserva espaço neste bloco também para a África do Sul.
"Baleias" é uma expressão que serve também como contraponto à "tigres", designação que se dá a países asiáticos de rápido desenvolvimento (Cingapura, Hong-Kong, Taiwan e Coréia do Sul). Mas, para Sarney, o Brasil pode conciliar as duas características. "Eu criarei os 'tigres' brasileiros", promete. Refere-se à sua idéia de lançar uma série de plataformas de exportação em várias regiões do país. Durante o seu mandato, Sarney lançou as ZPEs (Zonas de Processamento para Exportação). A idéia não foi bem recebida.
(Clóvis Rossi e João Carlos de Oliveira)

Texto Anterior: 'Brasil não deve se fechar no Mercosul'
Próximo Texto: PRIVATIZAÇÃO MARCA DIFERENÇAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.