São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado vai ter ação 'enérgica' na economia

CARLOS ALBERTO SARDENBERG
DA REPORTAGEM LOCAL

Estado vai ter ação 'enérgica' na economia
O ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, um dos aspirantes à candidatura presidencial pelo PMDB, gosta de citar como exemplo a presidência de Juscelino Kubitschek. Pode-se antecipar sua política industrial: o Estado como indutor de investimentos em setores prioritários e como investidor na área de infra-estrutura.
Quércia entende que o Estado deve manter "ação enérgica" de apoio à competitividade industrial, através de oferta de crédito a prazos e juros "compatíveis", educaação e formação de mão-de-obra, incentivo à pesquisa e difusão de novas tecnologias.
Propõe ainda que o governo federal patrocine operações destinadas a salvar determinados setores industriais, contribuindo para sua modernização ou reciclagem. Quércia diz confiar que o financiamento para a execução dessas políticas dependerá basicamente da "geração de poupança por parte do Estado e de suas empresas".
Quércia pretende ter uma política "agressiva" de apoio ao setor exportador e também defende a criação de legislação específica voltada para evitar a concorrência externa desleal e a prática do "dumping".
(CAS)

Texto Anterior: Estatal não conseguiu enfrentar concorrência
Próximo Texto: O "Tudo pelo Social" retorna com cara nova
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.