São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cerrado bate EUA em produtividade

Pesquisa apóia agricultura da região

DA REDAÇÃO

Cerrado bate EUA em produtividade
A ocupação agrícola do cerrado, iniciada há menos de 15 anos, foi acompanhada de intensa pesquisa.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária foi pioneira no desenvolvimento de variedades próprias para a região e técnicas de manejo de solos.
"No início, as sementes trazidas do Sul não se desenvolviam de maneira satisfatória", diz o gaúcho Elo Ramiro Loef, agricultor de Chapadão do Sul, no Mato Grosso do Sul.
O desafio foi compatibilizar novos cultivos e formas de plantio ao clima da região.
Desenvolvemos o conceito da 'bomba', que consiste em manter os nutrientes na superfície do solo, através de cultivo alternado de soja com milho, sorgo ou milheto", diz o pesquisador francês Lucien Seguy, patrocinado pela Rhodia, que atua há mais de 10 anos na região de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.
Os resultados vieram rápido. Hoje as lavouras de Lucas do Rio Verde alcançam produtividade até 3.000 quilos de soja por hectare, superior à norte-americana, que atinge 2.700 quilos por hectare.

Texto Anterior: Ministério da Fazenda dita política agrícola
Próximo Texto: Biotecnologia é moda entre candidatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.