São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um movimento que vai mudar o país

VICENTE FALCONI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ocorre neste momento no Brasil um movimento de enorme proporção e que está mudando os rumos de nosso país. Enquando você lê este artigo, milhares de pessoas em todo país estão estudando e praticando silenciosamente os métodos e técnicas da qualidade. Este não é um movimento liderado por políticos, militares ou por qualquer outro tipo de pessoa, mas simplesmente uma filosofia de vida e de trabalho reforçada por métodos e técnicas muito concretas, a qual as pessoas aderem na maioria das vezes de forma entusiástica. Esta adesão voluntária das pessoas é causada por um desejo intenso do homem moderno de "fazer uma diferença neste mundo", fenômeno que causou a queda do muro de Berlim e que é reconhecido pelo nome de "empowerment". Este é o movimento pela qualidade que está vagarosa mas firmemente tornando nossas empresas mais competitivas, internacionalmente agressivas e surpreendendo até mesmo o próprio governo, tamanho os ganhos de produtividade.
Durante a década de 80, por iniciativa do próprio governo federal, vários brasileiros dedicaram-se a aprender estes métodos e técnicas, principalmente com os japoneses, em um processo muito parecido com a montagem de um quebra-cabeças onde cada peça tem que ser identificada de forma isolada e depois colocada no conjunto até finalmente, após muita luta, serem agraciados com a visão de todo o quadro. E o quadro é muito bonito!
O sistema de gestão pela Qualidade Total, como proposto pelos japoneses, visa a transformar as organizações em um "formigueiro" competente e dedicado onde cada pessoa, sentindo-se feliz em seu local de trabalho, usa de todo seu potencial mental para o benefício da sociedade, garantindo assim a sobrevivência de sua empresa. Nenhuma empresa no Brasil ainda conseguiu montar todo o sistema, mas a própria caminhada já é muito lucrativa.
Aproximadamente 30% do faturamento líquido de uma empresa é desperdício. O segredo é ensinar as pessoas a atuar preventivamente localizando estas oportunidades e eliminando suas causas. Percebemos que este conhecimento adquirido pelas pessoas "vazam" para a sociedade em um movimento altamente saudável para o país. Nós brasileiros temos sido tão competentes na difusão deste conhecimento que nosso movimento é hoje amplamente reconhecido pelos japoneses como o segundo do mundo, logo após o deles.
Existem duas precondições para a absorção suave deste conhecimento em sua empresa: liderança das chefias (presença, dedicação, persistência, elogio etc.) e educação e treinamento (estudar, praticar, tomar cursos, praticar, orientar-se com outras empresas mais avançadas, praticar, tropeçar, praticar, cair, praticar, estudar outra vez, praticar, praticar, praticar...). O tipo de empresa é indiferente: pode ser estatal ou privada, familiar ou profissional, maior ou menor. Temos bons e maus exemplos de cada uma delas. O fato é que a implantação de um sistema de gestão pela Qualidade Total é um processo essencialmente educacional para todas as pessoas da empresa. É como se a empresa estivesse fazendo um curso superior. Leva tempo. Mas tem uma contrapartida: cada ano que você investe lutando para trilhar este caminho é um ano irremediavelmente perdido para a concorrência, pois se eles quiserem mais tarde atingir o mesmo patamar de desempenho que sua empresa, eles terão que trilhar o mesmo caminho com as mesmas dificuldades. Não existem atalhos. Conforme o distanciamento, isto poderá ser tarde demais.
Toda esta revolução sendo conduzida a partir da mente e do coração das pessoas, de dentro das empresas para fora, caracteriza um verdadeiro movimento de renovação nacional. Este movimento irá, independente de outras partes, liberar nosso país da fome, da miséria e da ignorância, criando as condições de uma vida feliz e plena para seu povo pacífico e fraterno.

Texto Anterior: Derrube os obstáculos e conquiste qualidade
Próximo Texto: <TB>
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.