São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

<TB>

DICIONÁRIO DA QUALIDADE
ISO: Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standartization). Fundada em Genebra, Suiça, da qual todos os orgãos nacionais de normas são membros. É responsável pela auditoria e publicação da ISO 900.
RASTREABILIDADE: Significa que, em todos os estágios de um processo (do recebimento de um componente enviado por um fornecedor, passando pela produção, embalagem e expedição) são atribuídas responsabilidades pelas tarefas relevantes, que afetam diretamente a qualidade do produto, eliminando as dúvidas sobre "quem faz o quê".
CERTIFICAÇÃO: Reconhecimento, por parte de rgãos Certificadores, de que uma organização alcançou o status de atingir uma determinada norma. Também conhecida como registro, é normalmente expressa num certificado.
EXPECTATIVAS: O que o cliente gostaria de receber de seu fornecedor. O que o cliente pensa que pode ser razoavelmente fornecido ou que pode ser obtido de um concorrente.
"JUST-IN-TIME" (JIT): Filosofia de produção voltada para a eliminação de desperdícios no processo total de fabricação, das compras à distribuição.

Texto Anterior: Um movimento que vai mudar o país
Próximo Texto: Descubra o que ainda precisa ser feito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.