São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
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O MANUAL DA QUALIDADE
A edição do Manual de Garantia da Qualidade da empresa encerra o ciclo de análise e melhoria dos processos. Definidas soluções para os problemas, elas devem ser implantadas, isto é, transformadas em um conjunto de normas e procedimentos que poderão ser seguidos por qualquer pessoa, com o mínimo de treinamento necessário.
O manual deve ser redigido com clareza e simplicidade e nele deve constar, de preferência, fluxogramas dos processos. Muito pormenorizado, com volume de documentos além do necessário, dificilmente cumprirá sua função.
A garantia da qualidade do processo requer cumprimento rigoroso dos procedimentos definidos e mensuração sistemática de todas as variações que possam estar ocorrendo. O que leva a novas soluções e aperfeiçoamentos a serem introduzidos no manual.
O Manual da Qualidade serve para:
* orientar a implantação e manutenção do Sistema de Qualidade.
* referenciar as auditorias de Qualidade.
* servir de base para o pedido de credenciamento da empresa.
Deve constar no manual:
* apresentação
* identificação da empresa
* título "Manual de Garantia da Qualidade"
* paginação numerada
* número e data da edição do manual
* seção
* número e data da revisão (se efetuada)
* assinaturas de quem elabora, de quem verifica e de quem aprova
* política de qualidade da empresa (valores, princípios e diretrizes)
* descrição da organização (estrutura e responsabilidades organizacionais)
* descrição do sistema de qualidade
* organograma, competências e responsabilidades do pessoal que gerencia, desempenha e verifica atividades que influem na qualidade
* descrição das diretrizes relativas a cada requisito da norma aplicável da Série ISO 9000
* lista dos principais procedimentos adotados pela empresa
* descrição detalhada, com fluxograma, dos procedimentos

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