São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994 |
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<TB> O MANUAL DA QUALIDADE A edição do Manual de Garantia da Qualidade da empresa encerra o ciclo de análise e melhoria dos processos. Definidas soluções para os problemas, elas devem ser implantadas, isto é, transformadas em um conjunto de normas e procedimentos que poderão ser seguidos por qualquer pessoa, com o mínimo de treinamento necessário. O manual deve ser redigido com clareza e simplicidade e nele deve constar, de preferência, fluxogramas dos processos. Muito pormenorizado, com volume de documentos além do necessário, dificilmente cumprirá sua função. A garantia da qualidade do processo requer cumprimento rigoroso dos procedimentos definidos e mensuração sistemática de todas as variações que possam estar ocorrendo. O que leva a novas soluções e aperfeiçoamentos a serem introduzidos no manual. O Manual da Qualidade serve para: * orientar a implantação e manutenção do Sistema de Qualidade. * referenciar as auditorias de Qualidade. * servir de base para o pedido de credenciamento da empresa. Deve constar no manual: * apresentação * identificação da empresa * título "Manual de Garantia da Qualidade" * paginação numerada * número e data da edição do manual * seção * número e data da revisão (se efetuada) * assinaturas de quem elabora, de quem verifica e de quem aprova * política de qualidade da empresa (valores, princípios e diretrizes) * descrição da organização (estrutura e responsabilidades organizacionais) * descrição do sistema de qualidade * organograma, competências e responsabilidades do pessoal que gerencia, desempenha e verifica atividades que influem na qualidade * descrição das diretrizes relativas a cada requisito da norma aplicável da Série ISO 9000 * lista dos principais procedimentos adotados pela empresa * descrição detalhada, com fluxograma, dos procedimentos Texto Anterior: É hora de avaliar as mudanças Próximo Texto: Sua empresa trabalha com qualidade? Índice |
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