São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994 |
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Sua empresa trabalha com qualidade? Faça o teste e descubra se os processos da organização se enquadram na série ISO 9000 Você terá, a seguir, uma série de questões para ler e avaliar. Atribua pontos às afirmativas, de acordo com os seguintes critérios: 5 pontos - a afirmativa é totalmente aplicável à empresa 2, 3 e 4 pontos - posições intermediárias 1 ponto - a afirmativa não corresponde de modo algum ao que ocorre na empresa Assinale o número correspondente a sua resposta, em cada questão. Depois, leia as instruções para computar os pontos do teste e a interpretação dos resultados. INSTRUÇÕES PARA TABULAÇÃO Some o total de pontos de cada grupo de questões e passe para a tabela de tabulação, na coluna "Pontos obtidos". Some a pontuação obtida em cada grupo de questões e coloque o resultado ("Total de pontos"). Compare os pontos obtidos com os pontos máximos. RESULTADO Entre 241 e 300 pontos: sua empresa está bem próxima à conformidade à série ISO 9000. Procure resolver os pequenos problemas restantes e lembre-se que há sempre o que melhorar. Parabéns, seu esforço rumo à qualidade será recompensado por clientes fieis. Entre 141 e 240 pontos: Você está no caminho certo, mas há muito o que caminhar. Procure orientação quanto ao melhor caminho para a conformidade às normas da série ISO 900. Pense nos seus clientes e em suas exigências de fornecimento. Entre 60 e 140 pontos: pense sobre as vantagens de ter qualidade em sua empresa. Você não deu mais que poucos passos nessa direção. A concorrência pode estar na frente, em busca de conformidade às normas ISO 900. Constância de propósitos é um dos mandamentos da qualidade. Mãos à obra! QUESTÕES * POLTICA DE GERENCIAMENTO E ORGANIZAÇÃO Existe uma política para a qualidade, divulgada em toda a organização A organização está voltada para a execução da política da qualidade Existem procedimentos definidos que viabilizam as políticas Existe uma estrutura de organização definida, com responsabilidades estabelecidas, em todos os níveis Existe uma autoridade designada em todos os níveis da organização * PROJETO E CONTROLE DE ALTERAÇÕES Existe um sistema definido de controle e alteração dos projetos Os critérios de segurança, confiabilidade, manutenção, revisão, são identificados no projeto Os itens acima estão relacionados nos contratos firmados O sistema de projetos controla toda a documentação, incluindo procedimentos de produção e usuários finais A interface necessária entre o projeto e a fabricação está assegurada e garantida Existe sistema definido de alterações do projeto Existe sistema de segurança para as mudanças e atualizações efetuadas Existe rastreabilidade do processo de elaboração do projeto e das alterações Todos os produtos acabados são acompanhados de especificações completas, inclusive para os usuários finais * PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÕES DIVERSAS Existe um sistema implantado de avaliação de fornecedores Existe um sistema de registro de fornecedores definido Existem definidas especificações e normas para os materiais recebidos Existe acordo com os fornecedores sobre os procedimentos do gerenciamento da qualidade, para os materiais recebidos Os desempenhos de cada fornecedor são registrados A empresa prioriza fornecedores conformes à ISO 9000 e espera que os demais se conformem Existe sistema de documentação com os fornecedores Existe rastreabilidade nos processos de aquisição * REVISÃO DE CONTROLE Vendas a clientes são feitas sob contrato Contratos são formalmente revisados com os clientes Promessas publicitárias feitas são garantidas nos contratos com os clientes As potencialidades e equipamentos demonstram que a empresa é capaz de atender aos requisitos dos contratos * SISTEMA DA QUALIDADE O sistema da qualidade da empresa foi definido conforme as normas da série ISO 9000 * CONTROLE DA DOCUMENTAÇÃO A empresa mantém um manual da qualidade controlado e atualizado Todos os documentos são controlados, inclusive manuais de procedimentos e instruções de trabalho Toda a documentação está sempre disponível e de fácil acesso, quando necessário * PRODUÇÃO Todos os processos de produção estão formalizados e de acordo com as normas da série ISO 9000, incluindo a rastreabilidade e produtos/serviços Estão igualmente inclusos os procedimentos inteiramente documentados, projetos, diagramas, instruções de ajuste, modelos, padrões e modelos de referência Todos os controles e pontos de inspeção necessários estão indicados e documentados Existe sistema definido e em funcionamento para aprovação, objeção ou recusa de tudo o que é produzido * INSPEÇÃO E ENSAIO Existe procedimento definido para inspeção de qualquer material recebido Todo o material recebido e não conforme é controlado No sistema de inspeção e ensaio está claro onde a rastreabilidade é exigida A inspeção no processo está de acordo com o plano da qualidade. A equipe de inspeção possui autoridade suficiente para liberar ou não qualquer produto. O material não-conforme é identificado, segregado e devolvido As áreas de retenção e quarentena estão identificadas Todos os itens retrabalhados são inspecionados * EQUIPAMENTOS DE INSPEÇÃO, MEDIÇÃO E ENSAIO Todo equipamento de inspeção, medição e ensaio é inventariado Existem procedimentos documentados para calibração Existe sistema e plano de manutenção para o equipamento As partes não-conformes dos equipamentos são controladas O equipamento é controlado com relação à frequência de calibração e verificação * MANUSEIO, ARMAZENAGEM E EXPEDIÇÃO As áreas de estoques, produção, itens não-conformes, produtos acabados são claramente segregadas e controladas Todos os itens são marcados com a condição acima Todos os itens são controlados, desde a inspeção final até a aceitação do cliente * AUDITORIAS Existem auditorias internas e externas Todas as auditorias são acompanhadas de plano e procedimentos As sugestões da auditoria são avaliadas e implantadas * TREINAMENTO Existe e é cumprido plano regular de treinamento Todos os cursos são documentados A responsabilidade pelo treinamento é rigorosamente definida Instrutores internos são treinados para isso * ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA Tanto a área interna quanto a externa estão em conformidade com as exigências dos clientes Cantinas, banheiros, equipamentos e demais áreas são limpos e agradáveis. O pessoal de recepção e telefonia é amável e acessível QUESTÕES - PONTOS MÁXIMOS Política de gerenciamento e organização - 25 Projeto e controle de alterações - 45 Procedimenstos para aquisição - 40 Revisão de controle - 20 Sistema de qualidade - 45 Controle da documentação - 15 Produção - 20 Inspeção e ensaio - 40 Equipamentos para inspeção e ensaio - 25 Manuseio, armazenamento e expedição - 15 Auditorias - 15 Treinamento - 20 Organização e limpeza - 15 TOTAL - 300 Texto Anterior: <TB> Próximo Texto: Construtora usa qualidade para enfrentar a recessão Índice |
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