São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
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Sistema ganha adeptos no país

EDUARDO BELO
DA REPORTAGEM LOCAL

Remuneração variável, "pay for performance" ou participação nos resultados. Independente do nome que se adote, o sistema começa a conquistar adeptos no Brasil.
No ano passado, a consultoria Coopers & Lybrand realizou uma pesquisa e se surpreendeu. Das 252 empresas que responderam espontaneamente, 24% já adotam a remuneração variável.
"A remuneração variável sempre existiu na área comercial e o pessoal sempre chamou de comissão", define Vicente Picarelli Filho, diretor da Coopers.
Especializado na área de salários, ele afirma que o conceito do "gainsharing" é mais ou menos o mesmo da comissão.
A diferença é que a distribuição é feita uma vez por ano, com base em resultados que ultrapassem uma meta preestabelecida –e não um resultado qualquer.
Segundo Picarelli Filho, os programas normalmente prevêem o cumprimento de metas para aumentar receitas e reduzir despesas.
Também podem dar ênfase a ganhos não-financeiros, como melhorias na imagem da empresa, qualidade de vida ou meio ambiente. Isso gera produtividade.
Segundo o consultor, o plano tem que ser montado para trazer motivação. Precisa ter "resultados factíveis, discussão madura das metas" e ser "simples e de fácil manutenção".
(EBe)

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