São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Definir especialização pode valorizar perfil de estudante

Da Redação

DA REDAÇÃO

Quem elabora um currículo deve definir bem função e área em que pretende atuar. E deixar isso claro já na carta de apresentação.
Essa é a principal sugestão de Simon Franco, diretor do Instituto Stand-Out de orientação vocacional, a João Henrique Martins, 22.
Martins cursa o quarto ano de engenharia eletrônica da Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Ilha Solteira (669 km de São Paulo, na divisa com MS).
Franco nota que a carta do estudante é vaga. Diz somente que sua área é a engenharia eletrônica. Trata-se de um campo muito amplo.
É como se ele "transferisse" para o destinatário do currículo a responsabilidade de definir onde poderia ser aproveitado.
"O selecionador não é um conselheiro de carreira", explica Franco. "A definição deve ser
feita pelo estudante, a partir de seus interesses específicos."
Martins diz tanbém que "gostaria de receber" informações da empresa. "Porque deveria ter esse privilégio?", pergunta o consultor.
Para "merecer" essa atenção, diz Franco, ele deve procurar se diferenciar através de seu currículo. Tem que mostrar que seria uma boa aquisição para a empresa.
Um recurso equivocado é apelar para o auto-elogio. Ele sugere que Martins valorize na carta o fato de que o isolamento de Ilha Solteira faz com que o aluno de dedique praticamente só ao estudo.
"Ficar lá, longe, de tudo, exige força de vontade" , opina Franco. Ele conheceu a Unesp e voltou impressionado com a "garra" dos estudantes. "Descobri que tipo de pessoas vivem lá. Mas quem está em uma empresa não sabe disso."
Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise de comsultores e publicação nesta seção, para Caderno Empregos - Seção "Seu Currículo" - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP. A Redação considera que o autor do currículo consente com a publicação parcial ou total das informações nele contidas.

Texto Anterior: Estrangeiro deve ter visto para trabalhar?
Próximo Texto: Postos Hudson criam vagas para sete novas lojas de conveniência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.