São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras busca detalhes para vencer Zetti

UBIRATAN BRASIL
DA REPORTAGEM LOCAL

A principal preocupação do técnico Wanderley Luxemburgo, ao assistir ontem ao teipe do confronto de quarta-feira passada contra o São Paulo, era descobrir o melhor modo de vencer o goleiro Zetti.
Os números coletados pelo Datafolha provam a eficiência do goleiro: foram 51 atuações (contra 21 do palmeirense Fernandez), no jogo válido pela Taça Libertadores.
Desses números, destacam-se 11 intervenções completas e 3 passes certos para o ataque, uma das principais armas do contra-ataque do São Paulo.
"O Zetti é um dos goleiros mais difíceis de se vencer", acredita o centroavante Evair, elogiado pelo goleiro do adversário justamente pela eficiência dos chutes.
O atacante palmeirense acredita que a melhor forma é tentar colocar a bola no canto do gol. "Não adianta chutar forte. Além de bem posicionado, Zetti é eficiente na defesa."
Evair também procura chutar mais bolas rasteiras que as altas. "Como ele tem boa estatura, fica mais difícil jogar o corpo nos cantos", analisa.
A mesma observação faz o goleiro Fernandez: "É impressionante como ele tem ótima elasticidade. Para conseguir o gol, o atacante tem que ter raciocínio rápido e habilidade no toque".
O goleiro lembra-se de uma defesa de Zetti depois de uma cabeçada de Evair. "Ele foi perfeito porque previu a direção da bola e pulou no canto certo", disse.
Já o zagueiro Antônio Carlos observa o detalhe da reposição de bola. Como normalmente faz a defesa completa, segurando a bola, Zetti consegue muitas vezes ser o principal articulador do ataque.
Segundo o Datafolha, contra o São Paulo na quarta-feira, Zetti fez 13 passes certos para a defesa e 3 para o ataque.
Nos levantamentos dos erros, o goleiro são-paulino não falhou em nenhum passe para a defesa e errou em oito para o ataque.
"Esse detalhe é importante princilpamente quando o zagueiro adversário resolve tentar o gol e desce para o ataque. O contra-ataque pode ser fatal", disse o zagueiro, que gosta de avançar.

Texto Anterior: Palmeiras haverá de perdoar Edmundo
Próximo Texto: Goleiro credita sua boa fase à colocação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.