São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colóquio na Unicamp vai durar três dias

SHEILA SCHVARZAN
ESPECIAL PARA A FOLHA

O colóquio "Sentimento(s) e Identidade(s): os Paradoxos do Político" será realizado de terça (dia 3) a quinta (dia 5), no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Pela manhã, acontece entre as 9h e as 12h. À tarde, das 14h30 às 18h.
O encontro continua discussões iniciadas em 1991 em Paris sobre a cidadania no Brasil e na França, procurando agora dar conta de um cenário mundial conturbado onde a marca é justamente a explosão da diferença, da irracionalidade e a afirmação múltipla das identidades de ordem étnica, religiosa, nacional, de classe ou sexual.
Serão 25 convidados e comunicações, que tratarão de assuntos os mais diversos relacionados ao tema central –como o patriotismo no fim do século 19 e a situação das mulheres no período colonial brasileiro, a relação diplomática Brasil-França e o ressurgimento do antisemitismo na Europa.
Entre os pesquisadores franceses, além de Michelle Perrot e Pierre Ansard, participam Eleni Varikas, Eugène Enriquez, Michèle Ansart-Dourlen e André-Marcel D'Ans (da Universidade Paris 7), Michel Lowy, Mireille Gueissaz e Claudine Haroche (do Centro Nacional de Pesquisas Sociais) e Dominique Cochart (Université de Picardie).
Entre os professores da Unicamp, participarão Izabel A. Marson, Liane M. Bertucci, Márcia Naxara, Stella Bresciani, Silvia H. Lara, Vavy P. Borges e Vera Marques.
O colóquio vai contar a ainda com a presença dos professores Maria Helena Capelato (USP), Márcia D'Alessio (PUC-SP), Iara Souza (Unesp-Assis), Marionilde Magalhães (Universidade Federal do Paraná), Elisabeth Cancelli (Universidade de Brasília) e Jacy Seixas (Universidade Federal de Uberlândia).
Maiores informações podem ser obtidas no departamento de história do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp ou pelo tel. (0192) 39-8330.

Texto Anterior: Perrot torna visível história das mulheres
Próximo Texto: Como escrever sobre a 2ª Guerra sem clichês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.