São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petistas querem coalizão com PDT

EUMANO SILVA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PT quer governar o Brasil junto com o PDT do governador Leonel Brizola. Pesquisa realizada pelo Datafolha junto aos delegados indicados ao 9º Encontro Nacional do partido mostra que 63% defendem a participação do PDT num eventual governo petista.
A aliança do PSDB com o PFL na eleição presidencial teve reflexos na opinião dos delegados em relação à composição no eventual governo de Lula. Os petistas preferem o PMDB ao PSDB.
Na opinião dos delegados, se houver segundo turno na eleição o PT deve ampliar o leque de alianças com outros partidos. Essa ampliação é defendida por 78% dos entrevistados.
O senador José Paulo Bisol (PSB-RS) é o preferido dos petistas para ser o candidato a vice na chapa de Lula. Seu nome é o mais adequado na opinião de 78%. O segundo é o ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, do PDT (7%)
Bisol já foi comunicado por Lula de que será seu vice, repetindo a dobradinha da eleição de 1989.
Os delegados demonstraram um perfil moderado na definição de algumas propostas de governo. Dos entrevistados, 45% são contrários à estatização do sistema financeiro e 25% favoráveis.
O mesmo acontece com a proposta de convocação de empresários e trabalhadores para discutir um pacto antiinflacionário: 75% são a favor e 13%, contra.
O aumento das dificuldades de participação de empresas entrangeiras na economia tem a oposição de 51% dos delegados.
A formação de um ministério com nomes "notáveis" para ganhar a confiança da sociedade tem a preferência de 41% dos entrevistados e 22% são contra essa idéia.
A opinião dos petistas está dividida em relação à proposta de moratória da dívida externa. A tese é defendida por 39% dos delegados. 29% são contrários.
Os delegados são praticamente unânimes na rejeição da privatização da Petrobrás (97% são contra). Também são praticamente unânimes na defesa das propostas de aumento real do salário mínimo (96%) e de fortalecimento dos sindicatos e organizações populares (96%).
Perfil dos entrevistados
O Datafolha entrevistou 322 dos 470 delegados junto ao 9º Encontro Nacional do PT. A pesquisa foi realizada dentro do Congresso Nacional nos dias 29 e 30 de abril.
Os entrevistados foram escolhidos através de sorteio aleatório e as perguntas respondidas individualmente em um questionário.
O trabalho de pesquisa foi dirigido pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi.

Texto Anterior: Lula fica sem ter comando total do PT
Próximo Texto: Esquerda radical sofre derrota
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.