São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emerson Fittipaldi diz estar "devastado"

Emerson Fittipaldi, piloto brasileiro de F-Indy, campeão de F-Indy (89) e de F-1 (72 e 74) - O piloto soube do acidente após uma sessão de testes na pista de Michigan, a mais veloz da Fórmula Indy. Ele disse estar "devastado" com a notícia. Emerson deve chegar hoje a São Paulo
Raul Boesel, piloto brasileiro de F-Indy e ex-piloto de F-1 - "A morte de Ayrton Senna foi uma tragédia para o esporte mundial". Boesel acrescentou que falta segurança aos carros de F-1. "Na F-Indy, o chassi na parte lateral do carro é bem mais alto, sobe quase à metade do capacete. Na F-1, o ombro do piloto fica quase todo de fora".
Michael Schumacher, piloto alemão, líder do Campeonato de F-1 - Disse que é preciso uma união de pilotos para aumentar a segurança da categoria. "O que temos a fazer é aprender com esse acidente, que causou a morte do Senna". Ele já defende algumas medidas: "Talvez agora os pilotos comecem a pensar sobre limitar a velocidade."
Stirling Moss, ex-piloto inglês de F-1 que correu nos anos 60 - Afirmou que o carro de Senna parecia estar com problemas. "Deu a impressão de que Senna não tentou fazer a curva. Como era ele, o problema deve ter sido o carro."
Jackie Stewart, ex-piloto escocês, tricampeão de F-1 (69, 71 e 73) - "Senna era um dos maiores pilotos de todos os tempos. Isso deixou a comunidade da F-1 ainda mais chocada."
Alain Prost, ex-piloto francês, tetracampeão de F-1 (1985, 86, 89 e 93) - Classificou a morte de Senna como um "choque". "Se estivesse no lugar de Damon Hill, não teria participado da nova largado", disse o francês, inimigo de Senna enquanto corria.
Jean Alesi, piloto francês da Ferrari (está fora das pistas devido a um acidente em testes no início do ano) - "As máquinas atuais são quase incontroláveis e muitas vezes imprevisíveis."
Carlos Reutmann, ex-piloto argentino, vice-campeão da F-1 em 1981. "Ayrton Senna foi um piloto fora-de-série." Reutmann atualmente sofre de insuficiência renal e tem se submetido a sessões de diálise para superar o problema.
Ron Dennis, sócio e chefe da equipe McLaren, pela qual Senna correu durante seis anos, de 1989 a 1993 - Negou que os carros de F-1 tenham problemas de segurança. "Esta é a pior parte das corridas de carros."
Eddie Jordan, chefe da equipe Jordan, pela qual corre Rubens Barrichello, que sofreu um acidente no treino de sexta-feira - "Esse foi e será o mais horrível fim-de-semana do nosso esporte por muito tempo."
Nigel Mansell, britânico, campeão da F-1 em 92 e da F-Indy em 93 - "Estou em total estado de choque. Ayrton e eu fizemos algumas das maiores corridas da história e é impossível verbalizar o que essa perda significa."
Michael Andretti, piloto norte-americano, companheiro de Senna na McLaren em 93 - "Quero que todos saibam que ele era uma ótima pessoa. 99% das coisas que diziam sobre ele não eram verdade. Ele sempre foi correto comigo."
Mario Andretti, pai de Michael, campeão mundial em 78: "Ele foi um dos primeiros a enviar uma mensagem de parabéns a meu filho quando ele venceu o GP da Austrália de F-Indy, este ano. É uma perda devastadora, um choque."

Texto Anterior: `É fatal', previu pentacampeão Fangio
Próximo Texto: Última entrevista foi na sexta-feira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.