São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senna venceu três vezes no circuito de Imola

DO BANCO DE DADOS

Ayrton Senna obteve três vitórias no circuito de Imola, em San Marino. A primeira delas foi no dia 1º de maio de 1988, há seis anos, pela McLaren, quando liderou a prova de ponta a ponta.
O piloto contou nesse ano com uma falha de seu rival Alain Prost, também da McLaren, que no momento da largada não deu rotação suficiente ao seu motor.
Senna, que estava na pole, aproveitou e saiu à frente. Quando Prost conseguiu se recuperar, chegando à segunda posição antes da 10ª volta, Senna já abrira uma vantagem que oscilava entre 7s e 11s.
Em 89, repetiu a dose. Conseguiu a segunda vitória consecutiva no circuito, numa disputa acirrada com Alain Prost.
Senna venceu a prova, mesmo tendo perdido a primeira posição para Prost na segunda largada, depois do acidente do austríaco Gerhard Berger (leia texto ao lado).
O duelo entre Senna e Prost imprimiu um ritmo violento à corrida. Os dois corriam pela McLaren e não existiam adversários de outras equipes com possibilidade de vencer. Apenas os dois terminaram a prova na mesma volta.
Na terceira vitória, em 1991, Senna liderou a prova de ponta a ponta. Prost, desta vez na Ferrari, rodou ainda na volta de apresentação, antes da largada.
Apesar das vitórias, o circuito de San Marino derrubou Senna duas vezes. A primeira em 1984, seu ano de estréia na Fórmula 1, pela equipe Toleman.
O piloto não conseguiu sequer classificação entre os 26 carros que participaram da prova.
A outra dura corrida que Imola impôs a Senna ocorreu no dia 17 de maio de 1992.
Mesmo tendo terminado em 3º lugar, o piloto não subiu ao pódio. Estava tão cansado que demorou dez minutos para descer do carro.
Senna comentou, na época, que tanto ele quanto seu McLaren "passaram dos limites em Imola".

Texto Anterior: Piquet e Berger já bateram na curva
Próximo Texto: Williams silencia sobre acidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.