São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poluição piora asma na av. Dr. Arnaldo

DA REDAÇÃO

Poluição piora asmana av. Dr. Arnaldo
A poluição atmosférica na região da avenida Dr. Arnaldo (zona oeste de São Paulo) piora a saúde de pessoas asmáticas que frequentam ou moram nas proximidades.
A conclusão é de estudo com alunos asmáticos da Faculdade de Medicina da USP –que está localizada na região.
Segundo Paulo Saldiva, 39, professor de patologia e pesquisador do laboratório de poluição atmosférica da Faculdade de Medicina da USP, o trabalho de acompanhamento dos alunos durou dois anos e revela evidências de uma associação entre agravamento da asma e a poluição do ar na área.
O professor afirma que dados epidemiológicos de estudo sobre mortalidade infantil abaixo dos cinco anos por conjunto de doenças como pneumonia e bronquites apontam no mesmo sentido.
O resultado da pesquisa feita por uma equipe da Faculdade de Medicina sobre a mortalidade infantil será publicada na revista especializada norte-americana "Environmental Research" até maio.
`Efeito paredão'
A incidência de problemas respiratórios e pulmonares em regiões de alta concentração de poluição atmosférica pode ter relação com o "efeito paredão", fenômeno criado em grandes centros por prédios que impedem ventilação.
"Não há dúvida de que a formação de barreiras por prédios pode prejudicar a dispersão de poluentes", afirma o professor João Vicente Assunção, 49, do departamento de saúde ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP. Ele não conhee o projeto dos arquitetos ,mas aprova aumento na circulação de ar.

Texto Anterior: Arquitetos projetam "prédio ecológico"
Próximo Texto: Resultado é a médio prazo, diz Greenpeace
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.