São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais um gringo procura parceiros no Brasil

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

Mais uma empresa franqueadora do ramo de fast food está procurando grupos brasileiros interessados em trazer suas franquias para o Brasil: a AFC – America's Favorite Chicken, que franqueia dois conceitos concorrentes diretos da KFC: os restaurantes Popeyes e Churchs.
Estivemos há poucos dias em Atlanta, onde o diretor de Desenvolvimento Internacional da AFC, Charles Weeks, nos procurou por indicação da diretoria da Coca-Cola Internacional. Disse ele que o Brasil é um dos países com maior potencial de sucesso para redes de franquias bem-estruturadas.
A AFC está atrás de empresários brasileiros interessados em adquirir o direito de explorar certos territórios no Brasil. Em troca de um valor inicial e de royalties sobre o faturamento bruto de cada loja sua, o investidor terá o direito de instalar e operar diretamente uns tantos restaurantes Popeyes ou Churchs, conforme o caso, dentro de uma região cujos limites físicos são fixados em contrato.
Esse esquema é igual ao utilizado pela Pizza Hut e pela própria KFC, aqui. Não nos parece o ideal para o Brasil.
Franquias só deveriam ser concedidas: a) uma de cada vez; e b) apenas a gente disposta a encostar a barriga no balcão e a viver e respirar sua franquia 24 horas por dia. Nunca a investidores interessados em montar e operar diretamente (e não através de subfranqueados, o que é muito diferente) 20, 30 ou 50 lojas de uma vez!
Porém, respeitamos quem pensa diferente de nós. Tanto que recentemente levamos o brilhante Humberto Pandolpho, da Pizza Hut, para fazer uma palestra para os alunos da Franchising University sobre a estratégia de expansão adotada por sua empresa.
Quem estiver interessado num contato com a AFC, não adianta ligar para os autores desta coluna: não fazemos intermediações de negócios nem ganhamos comissão para aproximar franqueadores de potenciais franqueados e vice-versa.
Portanto, se alguém tiver interesse na Churchs ou Popeyes, que contate diretamente o sr. Charles Weeks e economize a corretagem. O fax dele é (00-1-404) 353-3074.

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da FGV e da Franchising University, escritores e conferencistas.

Texto Anterior: Dividendos e lucros têm alíquota de 8%
Próximo Texto: Lacombe nega discórdia entre os herdeiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.