São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parreira, abre os olhos para o Japão

MARCELO FROMER; NANDO REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Parreira, abre osolhos para o Japão
Zagueiro Ronaldo merece atenção
MARCELO FROMER
NANDO REIS
O futebol invadiu a minha casa. Seja bem-vindo. Depois de ter aceito o convite feito pela TV, através do torcedor do "Ameriquinha", o ilustre José Trajano, para que eu participasse da transmissão do jogo São Paulo e Portuguesa fazendo alguns comentários, ficou acertado que a produção viria à minha casa, aqui em Cotia, para que fizéssemos um videoclipe de apresentação para o jogo.
Enquanto o pessoal ajeitava a câmara e a luz para rápida ação, o telefone tocou anunciando uma grata surpresa. Meio-dia aqui, meia-noite lá. Ligação do Japão. "Alô, é o Ronaldo. Ronaldão, tá lembrado? Como é que tá?"
E as notícias não podiam ser melhores. Na noite anterior, seu time, dirigido por Emerson Leão, ganhou um jogo por 3 a 1 e assumiu a então liderança isolada do difícil e disputado Campeonato Japonês.
E ele me contava da sua satisfação pela rápida adaptação, pelo profissionalismo lá encontrado, com uma tabela racional e organizada e, principalmente, pelo fato de estar sendo considerado o melhor jogador de defesa da J-League, com até alguns gols marcados. Peguei seu endereço com certa dificuldade e, antes que me despedisse desse grande amigo e jogador, ele pediu que mandasse um abraço para o Nando, que está em Nova York. E é isso que faço agora, ressaltando que, se realmente estamos com sérias dúvidas de quem deva ser o companheiro de Ricardo Rocha na zaga, e isso fica muito claro quando o Teimoso tenta ressuscitar Aldair, ou ainda pensa no limitado Márcio Santos, se realmente não temos certeza, por que não checar a quantas anda o futebol de Ronaldão?
No país da Copa
Há um contraste muito grande entre as notícias que recebo do Brasil, mesmo quando chegam com atraso, e a ausência absoluta de evidências sobre o fato de que daqui a algumas semanas terá início aqui, neste país, mais uma Copa.
Não há nada, absolutamente nada que indique que a Copa já está na boca do forno. O máximo que pode se encontrar aqui são algumas camisetas estampadas com aquele cão que é o mascote do Mundial. Uma escassez desse porte chega a ser preocupante. Numa provável prospecção podemos ver sentados nas arquibancadas dos estádios desertos algumas famílias de coreanos tentando descobrir o encanto do esporte que já sucesso até no Japão.
Japão esse que nos traz boas notícias de seu futebol cada vez mais popular. O fato é que, se nosso amigo Teimoso ainda procura um zagueiro para disputar a posição com os dois Ricardos, os ventos do Oriente nos sopram com um nome que sempre fez por merecer mais atenção: o nome é Ronaldo.
Esse excelente zagueiro trocou a `vitrine' dos selecionáveis por uma aventura oriental, longe da visão do Teimoso.
Acontece que o seu futebol se agigantou mais ainda e de tal maneira que atravessou o Pacífico, já fincando os cravos da sua chuteira nos campos de San Francisco antes mesmo de chegar ao território verde e amarelo. O futebol de Ronaldo finalmente ultrapassou os contornos da sua gigantesca figura para se configurar como uma urgência colossal na próxima lista dos 22. Se liga Parreira.
Com o Teimoso faltam 46 dias para começarmos a perder mais uma Copa.

MARCELO FROMER e NANDO REIS são integrantes da banda Titãs

Texto Anterior: Santos vence Novorizontino na Vila Belmiro
Próximo Texto: Eficiência do meio-campo leva o Palmeiras à vitória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.