São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Texto do acordo está em fase de conclusão

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Negociadores israelenses e palestinos iniciaram ontem no Cairo a última rodada de conversações antes da assinatura do acordo de autonomia palestina, quarta-feira.
Hoje é o prazo final para conclusão do texto. As questões pendentes serão resolvidas amanhã pelo premiê Yitzhak Rabin e por Iasser Arafat, da OLP (Organização para a Libertação da Palestina).
Rabin e Arafat assinarão o tratado quarta-feira, na capital egípcia. Entre os 2.500 convidados à cerimônia estão 40 chanceleres, como os dos EUA, Rússia e China.
O texto detalha como será a autonomia palestina na Faixa de Gaza e em Jericó (Cisjordânia). É um complemento ao acordo firmado por Israel e OLP em setembro.
Os pontos de desacordo são o tamanho da área autônoma em torno de Jericó, o alcance da anistia a prisioneiros palestinos e o controle da ponte Allenby, entre Jordânia e Cisjordânia.
O chefe da delegação israelense, Amnon Shahak, chegou pela manhã ao Cairo. Não quis dar declarações. Disse apenas: "Esperem até quarta-feira".
O negociador palestino Jibril al Rujoub afirmou que alguns pontos da questão dos prisioneiros serão deixados para Rabin e Arafat resolverem, na reunião de amanhã.
"Nossa posição é a de que queremos a libertação de todos os prisioneiros, mas é certo que alguns casos serão discutidos no nível mais alto", disse.
Até o momento, o acordo prevê a soltura de 5.000 palestinos no prazo de duas semanas, a contar da assinatura. Israel não aceita libertar outros 3.500, que teriam cometido crimes violentos.
Outro ponto de discórdia entre Israel e OLP é a extensão das águas territoriais palestinas ao largo de Gaza. Esta faixa de território ocupado a oeste de Israel fica junto ao mar Mediterrâneo.
Israel concordou, no entanto, com a reivindicação palestina por símbolos de soberania como selos, código próprio de DDI e uma espécie de passaporte.

Texto Anterior: OLP nega despreparo para poder
Próximo Texto: Avança negociação com sírios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.