São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avança negociação com sírios

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente sírio, Hafez al Assad, e o secretário de Estado dos EUA, Warren Christopher, reuniram-se ontem pela segunda vez para negociar um acordo Síria-Israel.
O primeiro encontro foi no sábado. O de ontem começou às 19h (13h em Brasília) e estava previsto para durar várias horas. Teve lugar em Damasco, a capital síria.
No sábado, eles se reuniram por quatro horas. Christopher apresentou as propostas israelenses, que não foram divulgadas. Diplomatas norte-americanos disseram que Assad fez poucas perguntas.
A segunda reunião deveria acontecer pela manhã, mas os sírios pediram adiamento. Isto foi interpretado como sinal de que Assad prepara uma resposta. A Síria exige retirada total das colinas de Golã, ocupadas em 1967.
A negociação entre Síria e Israel está paralisada há 30 meses. Um acordo entre os dois países é considerado o último passo para a paz global no Oriente Médio.
Meios de comunicação israelenses informaram que Israel oferece uma retirada em três etapas do Golã. Ela ocorreria em oito anos.
O nome do plano seria "Maidal Chams Primeiro". Maidal Chams é o maior povoado druso (seita muçulmana) da região.

Texto Anterior: Texto do acordo está em fase de conclusão
Próximo Texto: Sindicatos pedem renúncia de González; A FRASE; Papa grava mensagem para fiéis no Vaticano; Cresce apoio a Kohl na Alemanha; Judeu ameaça pedir sanções contra a Itália; Motorista é queimado vivo no Paquistão; Furacão se dirige ao sul de Bangladesh
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.