São Paulo, terça-feira, 3 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redução de chuvas em SP torna irrigação necessária

ORIVALDO BRUNINI
ESPECIAL PARA A FOLHA

A presença de um sistema frontal no sul do país, associado a uma massa de ar quente e seca, ocasionou uma sensível redução nas chuvas em todo o Estado.
Isso causou a redução da disponibilidade hídrica do solo em todos os locais do Estado.
Observa-se que na maioria das regiões a água disponível está abaixo dos 60% da disponibilidade máxima, indicando que a irrigação suplementar é necessária.
As condições de colheita e de aplicação de agrotóxico foram favorecidas na última semana e devem continuar favoráveis pelos próximos dias.
A irrigação suplementar para as culturas conduzidas sob irrigação ou mesmo sob sequeiro é necessária em quase todos os locais. Como a previsão não indica chuvas nos próximos dias, esta prática torna-se importante.
O plantio de culturas adequadas à época, como milho safrinha, feijão e trigo irrigados nas regiões norte e nordeste do Estado, podem ser realizados.
Porém, como a reserva hídrica em muitos locais não é suficiente para garantir o sucesso inicial e o desenvolvimento das plantas, deve-se efetuar a irrigação antes de se iniciar o plantio.

Texto Anterior: Ruralista; Arrogância; Mais ração; Sem risco; Combate; Contra a fome; Pintos de corte; Matrizes; Acordo; Gargalos; Certificado; Financiamento; Paraná
Próximo Texto: Indústrias formam "Bolsa do Queijo"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.