São Paulo, terça-feira, 3 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líderes pró-revisão tentam hoje reiniciar as votações após 41 dias

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os líderes favoráveis à revisão (PFL, PPR, PSDB e PMDB) querem reiniciar hoje os trabalhos, 41 dias após a última votação do Congresso revisor. Eles querem que a retomada ds votações seja pela ordem econômica.
O primeiro item da pauta de 14 propostas elaborada pelos líderes é a definição de empresa brasileira. A emenda do relator, deputado Nelson Jobim (PMDB-RS), favorece o capital estrangeiro.
A proposta altera o artigo 171 da Constituição, eliminando a extinção entre "empresa brasileira" e "empresa brasileira de capital nacional".
O relator vai tentar inverter a ordem de votações para priorizar temas políticos, que causam menos polêmica. O objetivo é atrair os "contras" (partidos contrários à revisão constitucional).
Os "contras" querem atrapalhar a votação dos temas econômicos e prometem intensificar a obstrução das sessões. Mas esses partidos (PT, PDT e PC do B, principalmente) aceitam votar temas políticos, como fidelidade partidária e imunidade parlamentar.
Os maiores defensores da votação da ordem econômica são o PPR e o PFL, que abriram mão da inclusão na pauta da questão dos monopólios estatais (petróleo e telecomunicações).

Texto Anterior: Comissão julga hoje pedido de cassação de João de Deus Antunes
Próximo Texto: Comoção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.