São Paulo, terça-feira, 3 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relator de CPI pede à Procuradoria inquérito sobre gestão Erundina

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

O relatório da CPI da Câmara Municipal que apurou irregularidades no Corpo Municipal de Voluntários na gestão Luiza Erundina (89-92) pede ao Ministério Público instauração de inquéritos para ressarcimento dos cofres públicos.
A denúncia mais grave do relatório é a de que o CMV teria recebido dólares de entidades internacionais para financiar projetos de auxílio a desempregados, sem passar pelos trâmites legais.
Uma cópia do relatório foi obtido pela Folha. Ele será apresentado hoje à CPI pelo relator, vereador Dalmo Pessoa (PMDB).
O CMV é uma entidade de caráter privado que tem o objetivo de desenvolver atividades na área social em conjunto com a prefeitura. O presidente do órgão é indicado pelo prefeito, e parte de suas verbas são obtidas com a prefeitura.
O relatório solicita que a antiga administração do CMV devolva ao erário público o dinheiro gasto com despesas consideradas ilegais.
Entre elas está o pagamento do salário de um funcionário enquanto ele cumpria pena de prisão, e o custeio de um congresso da CUT.
O vereador Francisco Whitaker, do PT, negou ontem as acusações. "Esta CPI foi armada para levantar denúncias que seriam usadas contra o PT na campanha eleitoral, mas nada foi descoberto", disse.

Texto Anterior: Comoção
Próximo Texto: Jobim propõe mudanças na lei
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.