São Paulo, quinta-feira, 5 de maio de 1994
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Aliados criam conselho político

GABRIELA WOLTHERS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

PSDB, PFL e PTB formaram um "conselho político" para comandar a campanha do virtual candidato Fernando Henrique Cardoso à Presidência.
O conselho foi criado depois da avaliação da cúpula destes partidos de que a imagem de FHC sofreu um desgaste com as inúmeras reuniões políticas para a definição das alianças e do nome do vice de sua chapa.
Batizado de "Comando Unificado de Campanha", é formado pelos presidentes dos três partidos –Tasso Jereissati (PSDB), Jorge Bornhausen (PFL) e José Eduardo Andrade Vieira (PTB)–, além do vice de FHC, senador Guilherme Palmeira (PFL-AL).
"Chegamos à conclusão de que Fernando Henrique não pode continuar coordenando os entendimentos dentro dos partidos", disse ontem Andrade Vieira. "Ele agora vai para a rua fazer campanha e nós resolvemos a parte burocrática."
Com esta decisão, FHC agendou uma série de viagens a partir de amanhã, quando vai a Campinas (SP) se encontrar com prefeitos e vereadores.
Na próxima semana, o virtual candidato vai a Recife, Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Belo Horizonte (MG), até desembarcar no sábado em Contagem (MG), onde será realizada a convenção do PSDB.
O coordenador da campanha continuará sendo o ex-deputado Euclides Scalco. "O conselho vai definir a estratégia, o Scalco executa, mas a decisão final é minha", disse FHC.
Segundo o senador Andrade Vieira, o conselho vai também deliberar sobre conflitos estaduais, analisar pesquisas e montar as teses mestras do programa de governo. Eles se reunirão pelo menos uma vez por semana em Brasília.
Já está também definida uma estratégia para que FHC consiga penetração nas classes de poder aquisitivo mais baixo. Antônio Martins, ex-presidente da Radiobrás no governo de José Sarney, foi contratado para comandar todo o esquema de rádio do virtual candidato.
Martins, que tem uma produtora especializada em programas de rádio, entra na campanha com duas missões: conseguir espaço para FHC nas rádios de todo o país e montar os programas do veículo quando começar o horário gratuito.
Ele é considerado um expert no ramo. Já montou programas para Roseana Sarney (PFL-MA), fez a campanha do governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PP), e tem como clientes partidos de correntes tão diferentes como PC do B e PFL.

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