São Paulo, sexta-feira, 6 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que fez a associação

DA REDAÇÃO

A Associação dos Pilotos de GP (GPDA) foi criada para aumentar a segurança dos carros e das pistas. A velocidade dos carros estava aumentando muito e as mortes se tornavam cada vez mais frequentes.
A GPDA atingiu seu auge nos anos 70, quando Emerson Fittipaldi fazia parte da diretoria. Em 1975, Emerson chegou a se recusar a pilotar no GP da Espanha, alegando falta de segurança. Na prova, cinco torcedores foram mortos atropelados pelo carro de Rolf Stommelen.
Uma das maiores conquistas da associação foi conseguir o recuo da posição dos pés dos pilotos para trás do eixo dianteiro. Até então, em toda batida forte de frente, o piloto quebrava as pernas.
Nos anos 80, quando os carros começaram a se tornar mais seguros e aumentou a competição entre pilotos pelas vagas nas grandes equipes, a associação foi extinta.

Texto Anterior: Pilotos vão se reunir para exigir segurança
Próximo Texto: Emerson critica regulamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.