São Paulo, sexta-feira, 6 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emerson critica regulamento

DA REPORTAGEM LOCAL E DA REDAÇÃO

O piloto Emerson Fittipaldi, bicampeão de F-1 em 72 e 74, criticou em tom de ironia a decisão da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) de sortear as paradas nos boxes nas próximas provas da Fórmula 1 como forma de evitar acidentes.
"Acho que eles deveriam ter um pouco menos de orgulho e parar de inventar bobagens. Eles deveriam olhar como funciona a entrada e saída dos boxes na F-Indy e fazer igual", disse.
Emerson, que corre na F-Indy desde 1985 (venceu a temporada de 1989), alertou também sobre o perigo da volta do reabastecimento para a F-1. Para ele, isso poderá provocar graves acidentes, com riscos de novas mortes.
Segundo ele, na F-1, o reabastecimento é feito por máquinas que pressurizam o combustível. Na Indy a gasolina entra por gravidade.
"Reabastecendo por pressão, se ocorre algum vazamento, o combustível pode ir direto para uma parte superaquecida, como o escapamento ou o disco de freio, e o carro explode na hora."
"Eu já falei isso para o Bernie Ecclestone", completou o piloto brasileiro.
Os ex-pilotos de Fórmula 1 Jackie Stewart (campeão em 69, 71 e 73) e Alain Prost (campeão em 85, 86, 89 e 93) criticaram a falta de união dos pilotos.
Stewart disse que os pilotos precisam se solidarizar e até "se recusar a dar a largada."

Texto Anterior: O que fez a associação
Próximo Texto: Mudanças nas regras afetam mais os pit-stops
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.