São Paulo, sexta-feira, 6 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ensaios de Ungaretti analisam poesia

MARCO CHIARETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

As editoras da Universidade de São Paulo (Edusp) e Imaginário acabam de publicar "Razões de uma Poesia", coleção de ensaios do poeta italiano Giuseppe Ungaretti (1888 - 1970).
Ungaretti, filho de imigrantes italianos, nasceu no Egito e viveu na França de 1912 a 1914. Em 1915, quando a Itália entrou na Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), o poeta, que era a favor da intervenção, foi convocado.
Serviu como soldado raso. Durante a guerra, publicou seu primeiro livro, "Il Porto Sepolto", que teve uma primeira edição de 80 exemplares.
Ungaretti tinha uma formação cultural especial: criado em italiano e educado em francês, crescera no Egito.
Sua quarta "pátria", como ele mesmo reconheceu em um discurso de 1967, era o Brasil, onde morou, como professor de língua e literatura italiana da recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.
Viveu aqui entre 1937 e 1942. Aqui deixou a "parte mais nobre de sua alma", seu filho Antonietto, morto em 1939, aos nove anos e enterrado em São Paulo.
O poeta relembrava a influência do Brasil que ele conheceu, e deixou quando o governo de Getúlio Vargas decidiu unir-se aos Aliados (Grã-Bretanha, EUA, URSS) contra o Eixo (Alemanha, Japão, Itália).
Ungaretti voltou a Roma e tronou-se professor da Universidade local. No fim da guerra, foi até julgado por presumíveis simpatias em relação ao fascismo, e absolvido.
Sua poesia é concisa, fortemente influenciada pelas correntes modernas que varriam a Itália e a Europa no início do século. Sua visão das "razões da poesia" choca-se com as idéias dominantes da Itália de antes da guerra, baseadas nas teses historicistas do filósofo Benedetto Croce.

Título: Razões de uma Poesia
Autor: Giuseppe Ungaretti
Páginas: 253
Quanto: 19 URV

Texto Anterior: Filme será sobre 4 contos de Antonioni
Próximo Texto: Evento mostra quatro décadas de rock
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.