São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amorim busca aumento da presença francesa no Brasil

Ministro das Relações Exteriores contata empresários

ANDRÉ LAHOZ
DE PARIS

O ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, esteve esta semana em Paris para uma série de contatos com autoridades e lideranças políticas e empresariais. O objetivo: aumentar a presença francesa no Brasil.
"A presença francesa no Brasil já foi muito grande. Hoje ela anda um pouco tímida", afirmou o ministro. "A minha conversa com os empresários foi para tentar convencê-los que essa presença pode aumentar muito."
As mudanças ocorridas no Brasil nos últimos anos são o principal argumento do ministro na conversa com os franceses.
"A democratização do país é irreversível. Isso é cada vez mais claro aqui fora", disse o ministro. A moralização no trato da coisa pública também foi lembrada por Celso Amorim.
"Há lguns anos o Brasil era um país fechado. A tarifa média de importação era de 54%. Hoje, essa média é de 14%. Além disso, não há nenhuma barreira não tarifária", afirmou Amorim.
"O processo de privatização e a reforma do estado também são muito importantes. O Brasil caminha para uma economia aberta e competitiva, e os franceses devem estar atentos a isso."
A agenda de Amorim em Paris compreendeu encontros com os ministros franceses da Indústria, Gérard Longuet, da Defesa, François Léotard e dos Negócios Estrangeiros, Alain Juppé. Esteve também com vários empresários.

Texto Anterior: Decreto tenta forçar venda de ações de estatais
Próximo Texto: Funcionários da UAP no Brasil compram ações da estatal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.