São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretária de Itamar pode ter aumento de 180%

LUCIO VAZ

LUCIO VAZ; MÁRCIA MARQUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Duas secretárias do Palácio do Planalto, uma do presidente Itamar Franco e outra do ministro-chefe da Casa Civil, Henrique Hargreaves, poderão ter aumento salarial de até 180%.
O aumento se tornou possível graças à redistribuição de servidores de outros órgãos da administração pública para o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), que deverá, até novembro, ter os seus salários equiparados aos da Receita Federal.
Na exposição de motivos da medida provisória 480, de 27 de abril, o governo promete editar nova MP visando "a melhoria da remuneração" dos servidores do Ipea e das categorias do Planejamento, Orçamento, Finanças e Controle.
Esta promessa faz parte de um acordo que acabou com a greve dos servidores destes setores do governo federal.
No mesmo dia 27 de abril, o "Diário Oficial" publicou a redistribuição de 47 servidores públicos, sendo 18 para o Ipea. Entre os redistribuídos estão as secretárias de Hargreaves, Maria José Brasil, e de Itamar, Maria Dalva Alves dos Santos.
A redistribuição pode ocorrer a pedido do servidor ou atendendo ao interesse da administração pública. Precisa ser aprovada pela Secretaria da Administração.
Maria José Brasil é servidora da Funai (Fundação Nacional do Índio), enquanto Maria Dalva Alves dos Santos é servidora do Ministério do Bem-Estar Social. As duas estão lotadas no Planalto.
No mês de maio, as duas terão um acréscimo de 20% nos seus salários. O básico passará de CR$ 823 mil para CR$ 988 mil. Com a equiparação com a Receita Federal, seus salários poderão ter um acréscimo de até 180%.
O secretário-adjunto da Secretaria da Administração Federal, Antônio Carlos Nantes, disse à Folha que o pedido de Maria José Brasil foi feito há mais de seis meses.
Nantes afirmou que a redistriuição é um instrumento legal. "Deve haver mais de 1.500 pedidos na SAF. Recebemos de dois a três pedidos por dia", disse.
Segundo o secretário-adjunto, a publicação da redistribuição das secretárias do Palácio do Planalto no dia 27 de abril foi "uma tremenda coincidência".
Maria Dalva está em Curitiba até a próxima segunda-feira participando da inauguração do projeto Vila das Tecnologias.
Nem a assessoria do chefe da Casa Civil, ministro Henrique Hargreaves, nem a secretária Maria José Brasil responderam às perguntas encaminhadas pela Folha.

Texto Anterior: Testemunhas não são localizadas pela polícia
Próximo Texto: O canditado popular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.