São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo vai modificar o cálculo da TR

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo vai modificar o cálculo do rendimento da caderneta de poupança na transição para a futura moeda, o real. O Banco Central terá maior autonomia para elevar os índices, com o objetivo de atrair os poupadores.
A principal mudança ocorrerá na forma do cálculo da TR (Taxa Referencial), indexador que será mantido como forma de correção das cadernetas. Os juros mensais de 0,5% permanecerão iguais.
Hoje, quando faz o cálculo da TR a cada dia, o BC aplica um redutor fixo de 1,2% sobre os juros praticados no mercado financeiro. Após o real, haverá maior facilidade para alterar esse redutor.
Segundo a Folha apurou, o redutor poderá variar dependendo do rendimento desejado pelo governo para a poupança. Será um mecanismo para incentivar a aplicação e evitar que as pessoas saquem o dinheiro e o utilizem no consumo.
As novas regras devem ser editadas antes da criação do real, prevista para 1º de julho, sem necessidade de aprovação no Congresso.
A preocupação não é apenas evitar que parte dos US$ 22,5 bilhões aplicados em poupança hoje sejam direcionados ao consumo, com efeito sobre os preços. O governo não quer que o dinheiro da poupança vá para aplicações mais rentáveis.
É que o dinheiro das cadernetas é utilizado para os financiamentos habitacionais, principalmente no SFH (Sistema Financeiro de Habitação). No caso do Banco do Brasil, o dinheiro vai para financiamentos agrícolas.
Além da alteração no redutor, o BC vai modificar também o sistema de cálculo dos juros que formam a TR. Hoje, são pesquisados os CDBs prefixados (com índice determinado com antecedência) oferecidos pelos maiores bancos.
Com a mudança, será levado em conta o rendimento médio dos CDIs (Certificados de Depósito Interbancário), títulos negociados somente entre os bancos e a taxas superiores à média dos CDBs. Isto está previsto na MP.
Estão praticamente descartadas as possibilidades de aumentar juros ou prazos das poupança, pelo menos na fase inicial do real.

Texto Anterior: Bolsa de NY recua com alta dos juros
Próximo Texto: 0,5% perdeu significado de juro real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.