São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morte de Ayrton Senna reduz as vendas

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A morte do piloto Ayrton Senna, no último dia lº, abalou as vendas do comércio. Numa das semanas mais fortes de consumo no mês, por causa do Dia das Mães, lojistas chegaram a ver suas lojas vazias por longas horas.
Levantamento da Associação Comercial de São Paulo mostra que nesta semana as vendas caíram entre 9% e 10%, na comparação com igual período do ano passado.
A média diária de consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) foi 9,8% menor, na comparação desses mesmos períodos.
"Estávamos esperando no mínimo um empate de vendas com o ano passado", diz Marcel Solimeo, economista da associação.
As vendas à vista nesta semana, ainda segundo dados da associação, foram menores também do que as da semana anterior.
A média diária de consultas ao Telecheque caiu 6,7%, no período. Já a demanda pelo crediário conseguiu se manter positiva. A média diária de consultas ao SPC cresceu 6,8%, no período.
"O fato é que o comércio esperava crescimento forte de vendas nesta semana que antecede ao Dia das Mães", diz Solimeo.
Terminado o enterro do piloto, na quinta-feira, as vendas reagiram, informa o economista. Ontem, até as 16h, as consultas ao Telecheque cresceram 54% na comparação com o dia anterior. As consultas ao SPC cresceram 40%, no período.
"Ficou bem claro que a morte de Senna inibiu o consumo." Alberto Singer, diretor comercial da Black & Decker, diz que a venda caiu "barbaramente" esta semana no varejo.
A empresa, no entanto, afirma, deverá sentir isso mais fortemente na época em que o comércio tiver que repor os seus estoques (após o Dia das Mães).
"As lojas deveriam estar registrando alto volume de vendas neste momento e não estão. O consumidor está triste e não tem ânimo para gastar".
A Black & Decker, diz ele, converteu sua tabela de preços para URV na primeira semana de abril.(Fátima Fernandes)

Texto Anterior: Vendas no varejo em abril diminuem 7% em São Paulo
Próximo Texto: Venda de leite Parmalat é suspensa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.