São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994 |
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Morte de Ayrton Senna reduz as vendas
FÁTIMA FERNANDES
Levantamento da Associação Comercial de São Paulo mostra que nesta semana as vendas caíram entre 9% e 10%, na comparação com igual período do ano passado. A média diária de consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) foi 9,8% menor, na comparação desses mesmos períodos. "Estávamos esperando no mínimo um empate de vendas com o ano passado", diz Marcel Solimeo, economista da associação. As vendas à vista nesta semana, ainda segundo dados da associação, foram menores também do que as da semana anterior. A média diária de consultas ao Telecheque caiu 6,7%, no período. Já a demanda pelo crediário conseguiu se manter positiva. A média diária de consultas ao SPC cresceu 6,8%, no período. "O fato é que o comércio esperava crescimento forte de vendas nesta semana que antecede ao Dia das Mães", diz Solimeo. Terminado o enterro do piloto, na quinta-feira, as vendas reagiram, informa o economista. Ontem, até as 16h, as consultas ao Telecheque cresceram 54% na comparação com o dia anterior. As consultas ao SPC cresceram 40%, no período. "Ficou bem claro que a morte de Senna inibiu o consumo." Alberto Singer, diretor comercial da Black & Decker, diz que a venda caiu "barbaramente" esta semana no varejo. A empresa, no entanto, afirma, deverá sentir isso mais fortemente na época em que o comércio tiver que repor os seus estoques (após o Dia das Mães). "As lojas deveriam estar registrando alto volume de vendas neste momento e não estão. O consumidor está triste e não tem ânimo para gastar". A Black & Decker, diz ele, converteu sua tabela de preços para URV na primeira semana de abril.(Fátima Fernandes) Texto Anterior: Vendas no varejo em abril diminuem 7% em São Paulo Próximo Texto: Venda de leite Parmalat é suspensa Índice |
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