São Paulo, sábado, 7 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Túnel tem medida de segurança contra animais

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

Os construtores do Eurotúnel tiveram uma preocupação especial em reduzir a eurofobia dos britânicos: impedir que a raiva, erradicada no Reino Unido, seja trazida à "ex-ilha" por animais transmissores que atravessem o túnel.
O rigor britânico para manter a raiva longe de seu território é expresso pelas duras leis impostas para quem quer trazer um animal do exterior.
Ele tem que ficar seis meses de quarentena, financiada pelo dono do animal, até que possa ser liberado.
O governo britânico exigiu em 1987 que o Eurotúnel incorporasse medidas de segurança especiais contra animais transmissores da raiva. Em 1990, o projeto foi aprovado pelo governo.
O Eurotúnel construiu cercas de mais de três metros de altura, com meio metro debaixo do solo, para impedir a entrada de animais transmissores da raiva nos túneis que ligam França e Inglaterra.
Os trens serão totalmente selados para impedir que os passageiros joguem comida pela janela, atraindo roedores.
O pessoal de alfândega tem instruções especiais para barrar a entrada de animais nos trens. Nenhum animal de estimação ou criação será permitido.
Haverá equipes de segurança especiais para detectar a presença de animais nas linhas e monitoração eletrônica das barreiras anti-raiva.
Se eles conseguirem passar todas as barreiras cercando os terminais do Eurotúnel, haverá uma última cerca, eletrificada, nas bocas do túnel, já perto do canal.
O Eurotúnel garante que a malha das cercas é resistente a investidas de raposas (as maiores transmissoras da raiva na Europa), cachorros, gatos e ratos, contra os quais haverá armadilhas especiais.
E lembra que os morcegos, também transmissores da doença, conseguem atravessar o canal da Mancha voando e não há nada que o Eurotúnel possa fazer sobre isso.
(SM)

Texto Anterior: Trens já atravessam o canal da Mancha
Próximo Texto: Discursos revelam diferenças entre países
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.