São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 1994
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Juiz condena uso de símbolos de Carmen Miranda em publicidade

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Juiz condena uso de símbolos de Carman Miranda em publicidade
A agência Fischer & Justus e o Clube dos Lojistas do Shopping Center Eldorado foram condenados a pagar indenização de US$ 15 mil aos herdeiros da cantora e atriz Carmen Miranda.
A razão apontada é a utilização "indevida" de imagens que remetem à cantora no comercial "Natal Tropical", veiculado na TV em dezembro de 1991.
Aparecem no filme quatro bailarinas fantasiadas de baianas, que usam turbantes, cantam uma versão de "Tico Tico no Fubá" e fazem trejeitos semelhantes aos da cantora.
Agência e anunciante informaram que recorrerão da sentença, publicada anteontem, que também estipula o pagamento de despesas judiciais. O processo tramita na 2.ª Vara Cível de São Paulo.
"A baiana é um tipo universal", argumenta o advogado Fernando Fortes, que representa a Fischer & Justus.
Maria Luiza de Saboia Campos, advogada dos herdeiros, discorda: "A identidade de Carmen Miranda está caracterizada na vestimenta e maquiagem das atrizes. É imagem distinta de outras baianas".
"Nossos advogados estão trabalhando no recurso", disse Wanderley Cruz, diretor-superintendente do Shopping Eldorado.
Esta não é a primeira vez que a veiculação de cenas que evocam a cantora em publicidade gera controvérsia.
"Duas ações anteriores resultaram em acordo amigável", afirma o empresário Jorge Decol que, associado aos herdeiros, detém os direitos mundiais de comercialização das imagens de Carmen Miranda.
Um dos processos envolveu o episódio número 28 da série "Shell Responde", protagonizado por uma sósia de Carmen.
O outro foi um filme promocional para a feira Francal, que utilizava "elementos caricaturais" da cantora.
Juntos, os três processos renderam aos herdeiros de Carmen Miranda mais de US$ 100 mil.
A "pequena notável", como era chamada, agora vai ajudar a vender uma marca de preservativo colorido e com aroma de frutas em Portugal.
Imagens do filme "Copacabana", estrelado por Carmen, vão aparecer em comercial da campanha do preservativo "Love Condoms", criada pela agência "Z", de Lisboa.
A autorização foi concedida pela firma de Decol que não revelou, no entanto, a cifra desembolsada pela agência.
O comercial está sendo gravado pela produtora brasileira Jodaf e será exibido no Festival do Filme Publicitário em Cannes, no próximo mês.
Nascida em Portugal e naturalizada brasileira, Carmen viveu em Los Angeles (costa oeste dos EUA), trabalhou em 14 filmes e alcançou o estrelato na década de 40. Morreu em 6 de agosto de 1955.
Decol diz que duas produtoras norte-americanas da Broadway disputam o licenciamento para explorar símbolos da cantora em musical.
Uma delas prevê orçamento de US$ 7 milhões. "Possivelmente também será realizado um longa-metragem", acrescenta.
No fronte da publicidade, a fábrica de chocolate Mars mantém contrato que permite a associação de imagens de Carmen aos seus produtos.
Um trecho do filme "Chica Chica Bum" aparece inserido em comercial com duração de 30 segundos da jujuba colorida "Skittles", cujo slogan é "o sabor do arco-íris".

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