São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visita começa pelos bairros chinês e indiano

AURELIANO BIANCARELLI
DO ENVIADO ESPECIAL

Um dos passeios mais interessantes de Cingapura é a visita aos bairros tradicionais como Chinatown e Little India. O ideal é percorrer suas ruas a pé. Nos últimos anos, o governo vem restaurando os pequenos edifícios destas áreas.
A cidade tem muitos templos budistas, hindus e muçulmanos, a maioria nos bairros tradicionais. Na entrada do Templo da Grande Felicidade, no bairro chinês, um pequeno muro –que deve ser saltado pelos fiéis– impede a entrada dos espíritos baixos.
Junto aos deuses da sorte os chineses acendem incensos e deixam moedas. São muito reverenciados por apostadores em corridas e investidores na bolsa de valores.
Na época dos ingleses, os fiéis colocavam cigarros de ópio na boca das imagens. Hoje o porte de drogas pode terminar na forca. Uma casa do bairro chinês –controlada pelas autoridades– ainda abriga alguns velhinhos que não deixaram o hábito de fumar o ópio.
Entre os passeios tradicionais, o zoológico é um dos mais procurados. É considerado o mais bonito da Ásia. O "café com o orangotango" é um divertido programa onde os visitantes são fotografados comendo com um macaco.
Outra atração é o parque das borboletas e o parque dos pássaros, dois hectares com mais de 4.000 espécies. Dentro do Jardim Botânico –com 54 hectares– fica o Jardim das Orquídeas, com 400 espécies diferentes.
A ilha de Sentosa tem um museu de cera que conta a história de Cingapura desde o tempo em que a cidade era uma vila de pescadores.
Chega-se a Sentosa através do teleférico que parte de um dos pontos mais altos de Cingapura, o monte Fabel. A "viagem" permite uma visão da cidade, do porto e das pequenas ilhas ao redor.
O turista também pode conhecer as vizinhas Indonésia e Malásia, de cultura bastante diferente. Muitas agências organizam excursões de um ou mais dias em ônibus especiais ou trem.

Texto Anterior: África do Sul é o caminho mais curto
Próximo Texto: Governo forte controla dia-a-dia do cidadão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.