São Paulo, sábado, 14 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

500 Milhas define hoje a pole em Indianápolis

DA REDAÇÃO

Acontece hoje o "Pole Day", das 500 Milhas de Indianápolis, quando se define o pole position da quarta etapa da temporada de 1994, da Indy.
Ganhar no oval de Indianápolis vale por campeonato. Financeiramente também, pois distribui muito dinheiro (no ano passado, um total de US$ 7.681.300, sendo cerca de US$ 1,5 milhão para o vencedor).
Quatro brasileiros participam da 78ª edição da famosa corrida. Emerson Fittipaldi, vencedor de duas edições da prova (89 e 93), Raul Boesel, Marco Greco e o estreante Maurício Gugelmin.
A equipe Penske, de Emerson, Paul Tracy e Al Unser Jr., é a favorita disparada para compor a primeira fila da prova. O novo motor Mercedes 500I, desenvolvido pela Ilmor especialmente para o evento, tem feito as melhores médias de velocidade.
Anteontem, Emerson obteve 230,438 milhas por hora (370,85 km/h), a melhor média do dia. Tracy foi o segundo mais rápido, com 228,444 mph (367,65 km/h) e Unser Jr., o quarto, com 227,457 mph (366,06 km/h).
Michael Andretti estragou a festa da Penske, fazendo a terceira melhor média, 227,698 mph (366,44 km/h).
A velocidade da Penske pode até ocasionar uma atitude dos organizadores da prova. Eles poderiam obrigar uma diminuição da pressão do turbo.
Por isso, alguns concorrentes acham que os pilotos da Penske nem estão dando tudo o que o Penske/Mercedes pode, para surpreender ainda mais na classificação e mesmo na corrida.
O inglês Nigel Mansell, campeão da temporada do ano passado, fez a oitava média anteontem. Depois de se declarar chocado com a morte de Ayrton Senna, um de seus grandes rivais na F-1, Mansell tentará hoje buscar os Penske.
Outros que tem chance de ameçar a equipe de Fittipaldi são Michael Andretti e seu pai, Mario, além do brasileiro Raul Boesel, que largou em terceiro no ano passado.
As 500 Milhas de Indianápolis acontecem no domingo, dia 29 de maio. No próximo fim-de-semana, acontecem mais treinos oficiais, definindo os outros 32 lugares do grid.
É bom lembrar que carros, não pilotos, se classificam para as 500 Milhas.

Texto Anterior: Imprensa da Itália pede o fim da Fórmula 1
Próximo Texto: Gugelmin troca de motor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.