São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Quércia leva PMDB ao desastre'

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador José Sarney (AP-MA) disse ontem que o ex-governador de São Paulo "não pode levar o PMDB a um desempenho desastroso nas eleições" de outubro.
Sarney criticou a atuação de Quércia no PMDB. Na sua opinião, o ex-governador de São Paulo comporta-se como "dono" do partido, não avaliando que a viabilidade da sua candidatura a presidente é mínima.
O ex-presidente desistiu de participar das prévias do PMDB, mas fez questão de atrair a atenção da imprensa.
O jornalista Fernando César Mesquita, assessor especial de Sarney, telefonou para as redações para avisar que Sarney faria uma caminhada pela superquadra sul 309, em Brasília.
Em vez do habitual par de tênis e calças de moleton, Sarney andou durante dez minutos pela quadra com roupa social –sapatos de couro e camisa de manga comprida. Foi atencioso com os pedidos dos fotógrafos para poses.
Sarney preferiu acompanhar o resultado das prévias no sítio do Pericumã, a 30 km de Brasília, nas proximidades de Luziânia (GO).
Mais uma vez, ele tentou mostrar desinteresse em disputar a eleição presidencial por um pequeno partido, como o PSC. "Não sou homem de aventuras. Eu sou candidato só porque estou em segundo lugar nas pesquisas", observou Sarney.
Apesar disso, o ex-presidente critica a atual legislação eleitoral, que dificulta candidaturas à Presidência pelos pequenos partidos.
Na semana passada, o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou a legislação inconstitucional e autorizou candidaturas por pequenos partidos. Na quarta, o STF decide se vai ou não reabrir o prazo de filiação para candidatos destes partidos.
Sarney evita comentar a possibilidade de apoiar o candidato da aliança PSDB-PFL ao Planalto, Fernando Henrique Cardoso. Prefere dizer que está voltado apenas a evolução da campanha presidencial no âmbito do PMDB.

Texto Anterior: País pode entrar em colapso, diz Sarney
Próximo Texto: Problemas de FHC lembram os de 89
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.