São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quércia vence com alto índice de abstenção

DA REDAÇÃO

O ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, foi o vitorioso ontem nas prévias do PMDB, que escolheram o candidato do partido à Presidência da República.
Quércia obteve 8.554 (79%) votos contra 1.953 (18%) de Requião.
Os dados foram fornecidos pelo próprio escritório político do ex-governador. A direção do PMDB admitiu ontem à noite que a abstenção superava os 50%
Embora tenha obtido a grande maioria dos votos dos que se dispuseram a ir até as urnas, o resultado é pouco favorável a Quércia.
Vence uma prévia, praticamente sem adversários (a candidatura de Roberto Requião tinha mais um caráter de protesto), mas com alto índice de abstenção.
Ontem, peemedebistas afirmavam que o PMDB sai mais enfraquecido da prévia. Consideravam que as ausências anteciparam um recado: o partido não vai se engajar na candidatura de Quércia.
Em alguns Estados, o resultado chega a ser alarmante.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, onde se concentra a maior oposição peemedebista a Quércia, votaram apenas 13,49% das 2.305 pessoas inscritas. Foi o Estado que apresentou o maior índice de abstenção.
O efeito Sarney também se fez sentir nas prévias. No Maranhão, somente 108 pessoas votaram, de um total previsto de 325.
O ex-governador do Paraná Roberto Requião venceu a prévia apenas em dois Estados: no próprio Paraná e no Amapá. No seu Estado, obteve 1.057 votos dos 1.114 que votaram. Quércia ficou com 48 votos (4,31% dos votantes).
No Amapá, votaram 23 pessoas das 74 habilitadas. Requião levou 9 votos, contra apenas 5 de Quércia. Oito votaram em branco e uma pessoas anulou o voto.
O pior resultado para Quércia pode ser considerado o de Minas Gerais. Dos 3.177 que poderiam ter comparecido às urnas, apenas 962 decidiram votar.
A abstenção num dos maiores colégios eleitorais do país chegou a 69,7%, medida do desintesse pelas prévias ou pelo pré-candidato que já se sabia vitorioso.
Se obteve uma vitória discreta por conta das abstenções, Quércia mostrou que é senhor absoluto do PMDB de São Paulo.
Nada menos de 82,9% dos peemedebistas com direito a voto compareceram às urnas. Desses, 3.022 votaram em Quércia, de um total possível de 3.109.
PMDB de nenhum outro Estado, no entanto, é hoje tão quercista quanto o de Roraima.
No Estado, todos os 45 peemedebistas com direito a voto compareceram as urnas; destes, 44 sufragaram o nome de Quércia. Um único peemedebista de Roraima se aventurou a votar em Requião.

Texto Anterior: Banco Central pode restringir ingresso de capital externo no país
Próximo Texto: Resultado aponta alta abstenção em MG e RS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.