São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prevenir a gravidez é a melhor opção

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Previnir a gravidez é a melhor opção
O desespero de ter que encarar uma gravidez indesejada faz muitos teens pensarem em aborto, segundo o psicoterapeuta Ruy de Mathis.
O aborto é crime previsto no Código Penal. Só não é punido quando não existir outro modo de salvar a gestante ou se a gravidez resulta de estupro. Nesses casos pode ser feito por um médico.
Além de ser ilegal, o aborto pode acarretar consequências graves para a saúde da mulher. Principalmente se feito clandestinamente, por pessoas não qualificadas.
"Abortar dá a sensação de aliviar o peso para o adolescente, só que é uma marca, um trauma que fica para a vida toda", afirma o psicoterapeuta.
Pressão
Muitas vezes até famílias pressionam os teens e propõe o aborto como solução, segundo Mathis. Foi o que aconteceu com Luciano e Patrícia (eles não quiseram revelar o nome verdadeiro), ambos de 17 anos.
Segundo Luciano, a mãe de Patrícia queria que ela abortasse ou se casasse. "Só que eu não achava certo e ela não queria abortar também."
Por esse motivo, Luciano acabou brigando com a mãe de Patrícia e eles decidiram morar juntos. "Vendi minha moto e comprei coisas para a casa."
Ele se formou em um curso técnico de eletrônica e trabalha como eletricista. Ganha 350 URVs por mês.
"A Patrícia parou de estudar, mas decidiu trabalhar em uma loja para ajudar no orçamento", disse Luciano.
Ele disse que a princípio ficou meio assustado com a idéia de ter um filho. O que aconteceu, segundo ele, foi que "não deu tempo" de usar preservativo.
A questão do uso do preservativo ainda é um problema para adolescentes, diz a pesquisadora Aparecida Vieira de Melo.
"Para algumas meninas, se o garoto aparece com uma camisinha, ele estava com más intenções. Já se as meninas levam camisinha na bolsa, elas são consideradas `galinhas' pelos garotos", diz a pesquisadora.
Segundo ela, para o adolescente existe o amor idealizado e impulsivo, que depende de fatores como oportunidade para se realizar.

Texto Anterior: Estilo de vida engorda
Próximo Texto: Teens querem ter filhos ainda jovens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.