São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 1994
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F-1 antecipa e amplia medidas de segurança

ANDRÉ LAHOZ
ENVIADO ESPECIAL A MÔNACO

A revolução técnica na F-1 continua. Após o anúncio de mudanças já para o próximo GP, em Barcelona, feito na última sexta-feira pela FIA (Federação Internacional e Automobilismo), ontem foi a vez das equipes.
Os times argumentavam que as mudanças não poderiam ser feitas em tão pouco tempo, pois isso aumentaria o risco dos pilotos.
Existia até a expectativa de se adiar o GP de Barcelona.
Técnicos e chefes de equipe se reuniram ontem em Mônaco, juntamente com Michael Schumacher e Gerhard Berger, representantes dos pilotos.
Acabaram se decidindo pela manutenção do GP de Barcelona (29 de maio) e das propostas da FIA.
As equipes foram além. Em carta enviada à entidade, os técnicos sugerem que duas outras mudanças, que originalmente estavam marcadas para o GP do Canadá (12 de junho), passem também a valer para Barcelona.
Os motivos dessa decisão são políticos e técnicos. O motivo político é não comprar uma briga com a FIA. As equipes querem evitar mais confusão no esporte após os trágicos acidentes em Imola e Mônaco.
O motivo técnico vem do fato que as mudanças apresentadas pela FIA para Barcelona visam exclusivamente uma diminuição da pressão aerodinâmica, que "cola" o carro na pista, permitindo uma maior velocidade.
Os técnicos acham que reduzir essa pressão sem diminuir a potência do motor pode acabar aumentando o perigo. Os carros estariam mais "soltos" e teriam a mesma potência.
As duas medidas a serem antecipadas: o fim do "air box" (entrada de ar situada atrás da cabeça do piloto, que refrigera o motor) e a utilização de combustível normal.
Essas mudanças representariam uma redução de cerca de 60 hp (30 hp de cada). Haveria assim um maior equilíbrio entre pressão aerodinâmica e potência do motor.
A FIA deve aceitar as sugestões, já que vão de encontro com as suas ações. Os testes começam já nesta semana.
Rubens Barrichello deve dirigir o novo carro amanhã, em Silverstone. A Benetton testa em Jerez de La Frontera na sexta e a Williams, no sábado.
Paralelamente, a recém-criada associação de pilotos apresentou exigências relativas à mudanças no traçado do circuito de Barcelona.
Para Gerhard Berger, a reunião foi muito positiva. "Vamos mudar mais do que o esperado", disse.
Sobre a associação de pilotos, Berger disse que o importante "é permanecer unido". "Os interesses são muitos. É importante que cada equipe não pense somente na própria performance, mas na segurança do esporte."
Christian Fittipaldi, que também faz parte da comissão de pilotos, não esteve presente devido a um acidente de carro envolvendo alguns amigos.

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