São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel entrega prisão para força palestina

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Policiais palestinos ocuparam na manhã de ontem a Prisão Central de Gaza, complexo que serviu como quartel-general israelense durante os 27 anos de ocupação.
Parte do acordo de autonomia para a cidade de Jericó (Cisjordânia) e a faixa de Gaza, a entrega da prisão pelos israelenses ocorreu antes do amanhecer.
Há pouco meses, centenas de árabes estavam detidos no préido. Ontem, vários ex-detentos passeavam pelas suas antigas celas.
"Eu vi o quarto em que estive preso e agradeci a Deus por estarmos livres", disse Zakaria el Agha, preso duas vezes (1975 e 1988).
Outros ex-prisioneiros passeavam pelo "Açougue", pelo "Ônibus" e pela "Geladeira", nomes que os palestinos deram às salas onde eram interrogados.
Policiais palestinos ocupavam salas vazias, enquanto residentes de Gaza procuravam parentes entre os recém-chegados.
Israel informou que a retirada da faixa de Gaza termina hoje, menos de duas semanas após a assinatura do acordo de autonomia.
Em Jericó, a polícia palestina informou que colonos judeus não poderão mais orar armados na sinagoga local.
No outro front, o secretário norte-americano de Estado, Warren Christopher, disse que a Síria havia começado a negociar detalhes de um acordo de paz com Israel.
Ontem, Chirstopher manteve seis horas de conversações extras com seu colega sírio, o chanceler Farouk Shara, antes de seguir para Israel.
A Síria quer a devolução das colinas de Golã, conquistadas por Israel em 1967, antes de assinar um acordo de paz. Israel não aceita a retirada de Golã como uma precondição para o acordo.
Christopher também instruiu o embaixador norte-americano na Síria a protestar contra artigo anti-semita publicado por jornal do governo de Damasco.
No sábado, reportagem do "Syria Times" afirma que os judeus controlam o Departamento de Estado, a Casa Branca e diários como o "New York Times" e o "Washington Post".

Texto Anterior: Ex-preso faz relato de visita à sua antiga cela
Próximo Texto: Segregação racial atinge escolas dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.