São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário mostra criação de Renoir

Filme celebra centenário do diretor

LÚCIA NAGIB
ENVIADA ESPECIAL A CANNES

A Retrospectiva Jean Renoir é de fazer o cinéfilo perder a cabeça. Uma comemoração, afinal, digna desse gigante do cinema francês, morto aos 85 anos, em 1979, que era filho do pintor Pierre-Auguste Renoir.
Foram reunidas 19 cópias novas de filmes dirigidos por ele, além de filmes-ensaios sobre sua obra, que estão sendo exibidos ao lado de outros eventos, como exposição de fotos, cartazes e documentos, e lançamentos de livros de e sobre o cineasta.
O que há de novo na mostra, que percorrerá oito países ao longo do ano, é o material fílmico restaurado pela Cinemateca Francesa.
Graças ao trabalho de Henri Langlois, fundador da Cinemateca, foram conservadas quase cinco horas do material rodado e não utilizado em "Une Partie de Campagne".
Restaurado a partir de negativos e positivos em nitrato, o material foi selecionado e montado por Alain Fleischer e Laure Bouissou, de modo a compor um novo filme, que recebeu o nome de "Un Tournage à la Campagne" (Filmagem no Campo).
O surpreendente resultado mostra bem mais do que uma coleção de planos rejeitados na montagem final. Compõe um documento preciso de todo o processo de confecção de um filme até a versão definitiva: a forma como os atores vão aprimorando a dicção e os gestos; as modificações da posição da câmera; a escolha dos melhores recortes da paisagem.
Um plano da personagem Henriette, por exemplo, que oscila de pé sobre um balanço como nos quadros impressionistas do Renoir pai, vai sendo mostrado por diferentes perspectivas, até que o corpo da moça se transforma em puro reflexo dos raios do sol.
Evidencia-se, assim, a porosidade inteiramente moderna de Renoir, que queria deixar os imprevistos do real penetrarem na imagem.

Texto Anterior: Diretor desiste da renovação em "Viver!"
Próximo Texto: Ford escreve o mito em P&B
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.