São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como o mercúrio afeta o corpo

DA REPORTAGEM LOCAL

No passado, o metal mercúrio chegou a ser usado com fins medicinais, por exemplo contra vermes. Na realidade, ele causa grave intoxicação no ser humano.
O meio mais comum de intoxicação é a ingestão de peixes de águas contaminadas. Mas o mercúrio está presente também em atividades industriais e até no amálgama de obturações dentárias.
Os sintomas da intoxicação variam de acordo com a forma em que o metal é inalado ou ingerido.
Vapores de mercúrio afetam os pulmões e podem causar hemoptise (o paciente cospe sangue). Ao atingir o cérebro, causa de insônia a lesões no sistema nervoso.
O principal resultado da exposição aos vapores de mercúrio puro, no entanto, são lesões nos rins.
Quando se trata de compostos de mercúrio (associação do metal com outros elementos), a forma mais tóxica é a metílica. É nesta forma que ele aparece nos peixes.
O mercúrio passa também da mãe para o feto, pela placenta, podendo provocar retardo mental e morte do bebê. A contaminação ocorre ainda pelo leite materno.

Texto Anterior: Polícia apreende celular de Turcão
Próximo Texto: Japão pode aceitar santuário de baleias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.